domingo, 20 de novembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 20 DE NOVEMBRO

Fatos Históricos importantes do dia 20 de novembro

Zumbi dos Palmares

Zumbi
1655, Palmares (AL)
20/11/1695, Serra Dois Irmãos (AL)
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Zumbi é ícone da resistência dos negros contra a exploração e a escravidão
Zumbi, para muitos o símbolo da resistência negra contra a escravidão, foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, localizado na parte superior do rio São Francisco, na Serra da Barriga, antiga capitania de Pernambuco (atualmente Alagoas).

Não se conhece a data exata de seu nascimento. Com poucos dias de vida Zumbi foi capturado na região de Palmares pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado de presente ao padre Antônio Melo, em Porto Calvo. Batizado com o nome de Francisco, cresceu aprendendo latim e português. Aos 15 anos fugiu para Palmares e adotou o nome Zumbi, que significava guerreiro.

Logo passou a comandar militarmente o quilombo, governado por Ganga Zumba. Em 1678, provocou uma guerra civil no quilombo. Assumiu o lugar do líder e chefiou a resistência contra os portugueses, que durou 14 anos.

No final do século 16, as terras pernambucanas eram as mais prósperas das novas colônias portuguesas. Havia 66 grandes engenhos na região e, no litoral, uma estrutura que permitia o escoamento dos produtos. A cidade do Recife ficava a cada dia mais organizada. Foi nessa época que Palmares surgiu, quando os primeiros negros ali se refugiaram. Desde então, o mito em torno do quilombo havia crescido. Tinha leis próprias, algumas bastante rígidas.

Em 1630, as autoridades pernambucanas calculavam que o quilombo de Palmares contava com uma população superior a 3 mil pessoas que viviam da agricultura. Em uma crônica de 1678 já se contava que os palmarinos eram em número de 20 mil, ou talvez mais. Não era uma cidade, na metade do século 17, mas reunia onze povoados.

Macaco, na Serra da Barriga, era a capital. Possuía 1.500 casas, e uma população de cerca de 8 mil pessoas. Amaro tinha 5 mil habitantes e uma estrutura bem organizada. Outros povoados eram Subupira, Zumbi, Tabocas, Acotirene, Danbrapanga, Sabalangá, Andalaquituche...

A Coroa já tinha dado a ordem de acabar com o quilombo. Para destruí-lo, o poder colonial organizou 16 expedições oficiais. Quinze fracassaram devido à região montanhosa e às estratégias militares dos negros, embora fossem carente de armas. A expedição vitoriosa ficou a cargo de Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista treinado na caça aos índios. Comandou um exército de 2 mil homens, armados de arcos, flechas e espingardas.

Em 1694, chegou a Macaco, descarregando contra a comunidade todo o seu poder de fogo. A cidade resistiu durante 22 dias. Zumbi, depois de lutar bravamente, fugiu e se escondeu. Foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695, depois de ter sido traído por companheiros. Seu corpo foi mutilado e a cabeça enviada para o Recife, onde ficou exposta em praça pública.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

Em 20 de novembro de 1695 -Zumbi faleceu no Quilombo dos Palmares pelas tropas de Domingo Jorge Velho.
Revolução Mexicana

Em 20 de novembro de 1910 - Eclode a Revolução Mexicana . Levante camponês, contra a ditadura de Porfírio Diaz e a ausência de liberdade democrática. Lema desta Revolução "Terra e Liberdade". Diaz renuncia-se.  Destacaram-se nesta luta os camponeses Francisco Pancho Villa e Emiliano Zappata.
Rússia sai da 1a, Guerra Mundial

Em 20 de novembro de 1917 - As autoridades russas propuseram à Alemanha a cessação das hostilidades. Representantes da Rússia, Áustria e Alemanha assinaram o armistício e em 15 de dezembro cessaram assim a luta oriental, durante a 1a. guerra.


Claudia e Taiguara
Em 20 de novembro de 1959 - Publicado pela Organização das Nações Unidas - ONU a Declaração dos Direitos da Criança.

Em 20 de novembro de 1961 - O Brasil restabelece relações diplomáticas com a União Soviética.

Em 20 de novembro de 1965 - Golpe militar de 1964 em curso, cassam os partidos políticos e institui o Bipartidarismo com Movimento Democrático Brasileiro - MDB, chamado de Manda Brasa, versus Aliança Renovadora Nacional - ARENA (partido dos militares golpistas).
Em 20 de novembro de 1975 - Faleceu Francisco Franco o ditador espanhol. Marcou o fim da ditadura na Espanha.

Em 20 de novembro de 1994 - O governo de Angola e os rebeldes da Unita, assinam o protocolo de Lusaka
Celso Furtado

Em 20 de novembro de 2004 - Faleceu o economista brasileiro Celso Furtado ele que nascera em 1920.
Celso Pitta

Em 20 de novembro de 2009 - Faleceu o ex-prefeito da cidade de São Paulo, o administrador de empresas Sr. Celso Pitta.

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 20 de novembro de 1695 - Faleceu assassinado Zumbi dos Palmares, lider guerreiro, do Quilombo dos Palmares, mortos pelas tropas do Bandeirante Domingo Jorge Velho, ao serviço do Estado português. Zumbi estabelceu uma forma de governo na Serra da Barriga, que assemelhava muito ao processo repúblicano e as organizações democráticas dos dias atuais.

A importância de sua vida faz o Brasil , comemorar e lutar por uma vida mais digna, e nesta data passa a ser comemorado como "Dia Nacional da Consciência Negra"

Sendo Lei de n. 7.968 de 22/07/1992, sancionada pelo Governador do Estado de São Paulo Dr. Luiz Antonio Fleury Filho, que atendeu o Projeto de Lei da Assembléia Legislativa do Deputado Gilson Meneses.
Em todo o mês de novembro é divulgado a cultura negra, a origem de seus povos, conflitos, os efeitos da colonização e independência do Continente africano, seus mártires e contribuição e desenvolvimento do Brasil.
A situação dos negros no Brasil e nos continentes africanos, através de eventos organizados pelas entidades e pelo próprio governo
E de Acordo com o Artigo 3 da referida Lei, as manifestações culturais deverão estar veiculadas nas rádios e televisões educativas, com a cobertura dos eventos e  e apresentação de documentários.
Além de manifestações culturais e artísticas em todas as escola do Estado de São Paulo.

Desta forma há lei Federal e também diversas leis municipal.

Em 20 de novembro de 1830 - O jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, formado em jornalismo e medicina, político, formado pelas Universidades de Turim e Pávia na Itália, sua terra natal, fundou no Brasil o Jornal "Observador Constitucional", um orgão que denunciava os desmandos e excessos cometidos pelos governantes. Nesta data Libero Badaró, sofreu um atentado a bala, tendo sido socorrido, pelo estudante de direito e poeta Emiliano Fagundes Varela. Sua última frase antes de morrer "Morre um liberal mas não morre a Liberdade".
Em 20 de novembro de 1910 - Leon Tolstoi  o Lev Tolstoi como também era conhecido, escritor russo, depois de 40 (quarenta) anos de casado e pai de 13(treze) filhos, resolve sair de casa e acaba morrendo na bifurcação de um trem na Estrada de Ferro em Astapovo.
Em 20 de novembro de 1994 - Foi assinado o Tratado de Lusaka entre o MPLA - Movimento Popular para a Libertação de Angola e a UNITA - União Total de Angola, numa tentativa de Paz em Angola.
Em 20 de novembro de 1974 - Afrika Bamboaataa (foto) fundou o Universal Zulu Nation. Dia Oficial do nascimento do Hip-Hop.
Em 20 de novembro de 1961 - O Brasil restabelece relações diplomáticas com a URSS
Em 20 de novembro de 2009 - Morreu o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Sr. Celso Pitta.
Em 20 de novembro de 2004 - Morreu o economista, escritor e político brasileiro Sr. Celso Furtado.
Em 20 de novembro de 1950 - Foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças e em 1956 nesta mesma data convencionado o Fundo para a Infância - Unicef.
Em 20 de novembro 1956 - Nasceu a atriz estadunidense Bo Derek
Em 20 de novembro de 1976 - Nasceu a atriz  canadense Laura Harris, natural de Vancouver.
Em 20 de novembro de 1949 - Nasceu o ator brasileiro, Luis Fernando Guimarães
Em 20 de novembro de 1978 - Nasceu a cantora e atriz brasileira, natural do Rio de Janeiro Amandha Lee, que estreiou na Televisão na novela "coração de estudante".
Em 20 de novembro de 1981 - Nasceu a cantora inglesa Kimberley Wash
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: