terça-feira, 15 de novembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 15 DE NOVEMBRO

Dia 15 de novembro na história - politica e social

Dia 15 de novembro de 1889 - Dia da Proclamação da República Federativa do Brasil, é bem verdade que este é o nome atual, pois a Republica chamava-se Estados Unidos do Brasil, acima a figura de Marechal Deodoro, um militar Monarquista, que foi o primeiro presidente, o Brasão da Republica e o esboço da Bandeira no território brasileiro. Bandeira projetada quatro dias após a proclamação, assim como a frase é do positivista, francês o filósofo August Comte.
Em 15 de novembro de 1977 - Israel convida formalmente o presidente do Egito, Anuar Sadat, para visitar Jerusalém e falar ao parlamento.
Em 15 de novembro de 1976 - O exército sírio assume o controle total de Beirute, pondo aparentemente fim na guerra civil no Líbano, que se prolongava a 18 meses.
Em 15 de novembro de 1984 - O sínodo geral da Igreja Anglicana, aprova uma moção, prevendo a elaboração de leis que permitam as mulheres exercer o sarcedócio.
Em 15 de novembro de 1908 - Surgiu a Umbanda, com o caboclo das 7 encruzilhada, através do médio Zelio Fernandinho de Morais em São Gonçalo-RJ.
Em 15 de novembro de 1988 - A Organização para a Libertação da Palestina adota a Bandeira e proclama o Estado da Palestina.
Em 15 de novembro de 1917 - Morre o filósofo e sociólogo francês, Emile Durkhein, foi pedagago e o principal pensador da consolidação capitalista em relação ao controle das massas populacionais, usando para isto o instrumento da escola, da igreja e da família como instituições de controle.
No dia 15 de novembro de 1889, foi Proclamado a república Dos Estados Unidos do Brasil, que mais tarde passou a ser a República federativa do Brasil. 1.o Presidente Mal Deodoro da Fonseca.
Em 15 de novembro de 1962, aconteceu o 1.Congresso de Trabalhadores Rurais em Minas Gerais. O presidente João Goulart apóiava a refórma agrária.
Em 15 de novembro de 1630, morria aos 58 anos o cientista, e renascentista Johannes Klepper
Em 15 de novembro de 1951, foi fundada a Igreja do Evangelho Quadrangular em São Paulo
Em 15 de novembro de 1908, numa sessão espirita o jovem Zélio F. de Moraes, incorporava o caboclo Sete Encruzilhada. E a entidadeacaba por julgar todos atrasados em relação ao espírito de negros e indígenas. Nascia a Umbanda. sob o signo do preconceito racial no Brasil. Um país determinante com a política do branquiamento.
Em 15 de novembro de 1972, o Papa Paulo VI transcreve em trecho onde o Santo Padre fala sobre o satanaz como inimigo oculto da Humanidade.

Dia 15 de novembro na história - Artística, literária e cultural

Ana Carolina Reston
modelo
Em 15 de novembro de2006 - Morreu a modelo Ana Carolina Reston, vítima da anorêxia.
Em 15 de novembro de 1670 - Morreu o professor Comenius, theco nascido na região da Morovia, seguidor do protestanismo, formado pela Universidade Calvinista de Hebron-Alemanha, foi pastor, matemático, astronomista, tentou colocar as idéias acadêmicas para o ensino público. Deixou inumeras obras publicadas.
Em 15 de novembro de 1997 - Na praia de Leste foi realizado o afundamento da estátua de Jacques Yves Cousteau, no 1. Encontro de mergulhadores. (Santa Catarina)
Em 15 de novembro de 2001 - Estreiou nos cinemas brasileiros, o filme de horror "Olhos famintos" escrito e dirigido por Victor Salva, e produzido pela American Zoelrope, de Francis Capola.
Em 15 de novembro de 2005 - o economista Mangabeira Unger, depois de ter dito que o governo petista era o mais corrupto da história e acusado o presidente Lula de ser avesso ao estudo e ao trabalho. Assumiu o cargo de Ministro Estraordinário no Governo Lula.
Fonte: A Tela da Reflexão

Em 15 de novembro de 1630 - Morreu Johannes Kleper com 58 anos, astronomista astrólogo, em Regenburg na Alemanha.

Em 15 de novembro de 2008 - Joice Marini, apresentou no XIII Congresso Brasileiro de História de Medicina o seguinte trabalho "Alternativas Médicas as Transfusão de sangue: Uma análise histórica e suas repercussões ético-juridicas. Em Fortaleza-CE, foi bastante comentada favoravelmente.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: