domingo, 13 de novembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 13 DE NOVEMBRO

Fatos Históricos importantes do dia 13 de novembro

João Batista Mascarenha de Moraes
Em 13 de novembro de 1883 - Nasceu o Marechal Mascarenha de Moraes, comandante da Força expedicionária Brasileira durante a 2a. Guerra Mundial.
Camille Pissaro
pintor francês
obra de Pissaro
As mulheres - obra de Pissaro
Em 13 de novembro de 1903 - Faleceu o pintor impressionista e pontilhista francês Camille Pissaro, (nascido em 1830).
Em 13 de novembro de 1933 - Nasceu a Vanguarda Estudantil criada pelo Partido Comunista Brasileiro, na luta estudantil contra o fascismo, foi dirigida por Noé Gertel.
Whoopi Goldberg
Em 13 de novembro de 1955 - Nasceu a atriz comediante, e cantora  norte americana Whoopi Goldberg
Rosa Park
Em 13 de novembro de 1956 - Foi ratificada pela Suprema Corte norte americana a decisão federal de 05/06/1956, que reafirmava ser a segregação racial nos ônibus de Montgomery - Alabama inconstitucional. Com intensa comemoração da comunidade negra. Mas a Mia manteve o boicote que levou 381 dias. Enquanto Rosa Park acabou presa e perdeu o seu emprego na loja de departamentos e tornou-se alvo de hostilidades segregacionistas. Ela que não aceitou ser discriminada por ser negra  nos ônibus no Alabama.
Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco
presidente do Brasil
Em 13 de novembro de 1965 - O presidente Castelo Branco anunciou a criação do cruzeiro novo a vigorar a partir de janeiro de 1966.
Joana Machado
Em 13 de novembro de 1980 - nasceu a personal e modelo brasileira Joana Machado
Koda Kumi
Em 13 de novembro de 1982 - Nasceu a cantora japonesa Koda Kumi
Stella Hudgens
Em 13 de novembro de 1995 - nasceu a atriz norte americana Stella Hudgens
Em 13 de novembro de 2001 - Cinco semananas após o inicio dos bombardeios americanos no Afeganistão, tres mil homens da Aliança Norte entram na Capital Cabul e assumem o controle da cidade.

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

obra de Pissaro
obra de Pissaro 1
Em 13 de novembro de 1903 - Morreu o pintor Jacob Abraham Camile Pissaro, co-fundador do impressionismo francês.
Em 13 de novembro de 1981 - Morreu o Mestre Pastinha, ou Vicente Joaquim Ferreira Pastinha. Num canto da cama, cego, sem dente e silencioso. Foi ele o criador da Capoeira de Angola.
Em 13 de novembro de 2009 - Morreu a atriz brasileira Mara Manzano, vítima do câncer nos pulmões.
Em 13 de novembro de 1995 - Nasceu a atriz Stela Hudgens - norte-americana.
Em 13 de novembro de 1955 - Nasceu a atriz norte-americana Whoopi Goldberg.
Em 13 de novembro de 1956 - A Suprema Corte dos Estados Unidos da América, aboliu a segregação racial nos ônibus coletivos de Montgomery, e em algumas semanas depois a lei entrava em vigor no Alabama.
Em 13 de novembro de 1959 - Inicou-se ocontato dos sertanistas do SPI - Serviço de Proteção aos Indígenas, com os Xicruns do Bacajá, quase na Foz do Igarapé Gulosa com o Rio Bacajá. Os indígenas contrairam uma epidemia e necessitou entrar novamente na mata.
Em 13 de novembro de 1918 - Maria Adelaide Coelho da Cunha, esposa do poeta e jornalista João Alfredo, do Diario de Notícias de Lisboa-PT, apaixona-se pelo motorista de praça Manuel Cravos, e ambos fogem de casa pra viver um grande amor. João Alfredo colocou um anuncio no jornal procurando por sua esposa. Ao ser encontrada ela é internada num manicômio e Manuel preso por quatro meses. Depois disto novamente encontraram-se e tiveram uma história de amor que durou 30 anos.E a jornalista Manuela Gonzaga, transformou este romance verídico numa obra literária com o título "Doida não e não".
Em 13 de novembro de 1883 - Nasceu João Batista Mascarenha de Moraes, natural de São Gabriel-RS, foi o comandante da FEB -Força Expedicionária Brasileira, que lutou contra os fascistas e nazistas durante a segunda Guerra Mundial.
Em 13 de novembro de 2006 - A Assembléia Geral da ONU, elegeu por aclamação o ministro sul-coreano Ban-Ki-Moon, como novo Secretario Geral da ONU, em substituição de Kofi-Annan.
Em 13 de novembro de 1976 - Em Angola, por força do Decreto 80/76, foi criado o Conselho da Revolução, o Museu de Antropologia, que comporta objetos etnográficos com abrangência nacional de todos os grupos etnicos linguísticos, como kitombo, Kumbundo, Umbundo, Lindo Cakwé, Nganguela, Nyaneka-hambi, Helelo, Ociwambo e khoisa.Além de culturas de outros países do continente africano.
Em 13 de novembro de 1991 - O governo e a guerrilha de Moçambique, assinam um acordo em Roma-Itália, pondo fim a guerra civíl que durou 15 anos.
Em 13 de novembro de 1974 - Yasser Arafat, lider da Organização para Libertação da Palestina, afirmou na Assembléia Geral da ONU, que o objetivo da OLP era a criação do Estado Palestino, congregando cristãos, judeus e muçulmanos.
Em 13 de novembro de 1933 - O PCB, juntamente com outras organizações políticas como o movimento anarquista, criam a Vanguarda Estudantil, na luta contra o fascismo.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: