sexta-feira, 11 de novembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 11 DE NOVEMBRO

Fatos Históricos importantes do dia 11 de novembro

Fim da 1a. Guerra Mundial
Em 11 de novembro de 1918 - Fim da Primeira Guerra Mundial, deixou um total de vítimas estimada entre dez a quinze milhões de pessoas.
Eduardo das Neves
Em 11 de novembro de 1919 - Faleceu o compositor brasileiro Eduardo das Neves
Tia Eva
Em 11 de novembro de 1926 - Faleceu Eva Maria de Jesus a Tia Eva da Comunidade de São Benedito, hoje Comunidade de Tia Eva reconhecida como terras quilombolas em Campo Grande - MS.
José Inácio dos Santos Filho - Zé Katimba
Em 11 de novembro de 1942 - Nasceu o sambista Zé Katimba, como ficou conhecido José Inácio dos Santos Filho, natural de Guarabira-PB fundador da Imperiatriz Leopoldinense.
Kama Sywor Kamanda
Em 11 de novembro de 1952 - Nasceu o poeta, romancista congolês Kama Sywor Kamanda

General Henrique Lott
Em 11 de novembro de 1955 - Golpe da Legalidade, o General Henrique Teixeira Lott, Ministro da Guerra, tomou a cidade do Rio de Janeiro, com 25 mil soltados e garantiu a posse de Juscelino e Jango. Os comunistas são pela legalidade e os golpistas fogem (Carlos Lacerda, Carlos Luz e o Cel Bizarria Mamede) O presidente do Senado,  Nereu Ramos assume a presidência da República até a posse dos eleitos.
Juan Dias Feliberto
Em 11 de novembro de 1964 - Faleceu em Buenos Ayres aos 79 anos o compositor argentino Juan Dios Filiberto.
Em 11 de novembro de 1965 - Independência da Rodésia com apoio de Portugal.
Independência de Angola
Em 11 de novembro de 1975 - Independência de Angola
Yasser Arafat
Em 11 de novembro de 2004 - o lider palestino Yasser Arafat presidente da Autoridade palestina foi assassinado por envenenamento.

Presidente Juscelino Kubitschek (1956 a 1961)
Presidente João Goulart - Jango (1961 a 1964)
No dia 11 de novembro de 1955, teve o Golpe da Legalidade no Brasil. O general Lott, Ministro da Guerra tomou a cidade do Rio de Janeiro com 25 mil soldados para garantir a posse do Presidente Juscelino e do Vice João Goulart.(Fotos acima).
A bandeira de Angola
Agostinho Netto, 1.o Presidente de Angola e Lider da MPLA
A Independência de Angola
No dia 11 de novembro de 1975, Tivemos a Independência de Angola, graças conquistada por todo o povo, democraticamente.
Bandeira do Zimbabwe
O dia 11 de novembro de 1980, marca a Independência do Zimbabwe. Que teve de princípo Casaan Banana e depois assumiu Robert Mugabe.
No dia 11 de novembro de 2004, lembramos e reverenciamos com o máximo respeito, a morte do lider Yasser arafat, Presidente da autoridade Palestina.

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e, Literários

Em 11 de novembro de 1975 - Independência de Angola.Depois de quinhentos anos de colonização portuguesa. Agostinho Neto, conseguiu a tão sonhada independencia de seu país.
Em 11 de novembro de 1975 - O governo da África do Sul de minoria branca, anunciou, no contexto do apartheid em que vivia aquela nação, que o estenderia o ensino obrigatório para oito milhões de crianças negras.
Em 11 de novembro de 1984 - Angola e Estados Unidos da América negociavam um acordo geral, proposto pelo governo de Luanda, para estabelecer a Paz na África Austral.
Em 11 de novembro de 1989 - Terminou na Namibia o processo eleitoral da Constituição da Assembléia de 72 deputados que declararam a independência do território, fato que colocou fim a disputa internacional que a mais de quarenta anos opunha à ONU a Africa do Sul.
Em 11 de novembro de 2004 - Faleceu Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestina.
Em 11 de novembro de 1886 - Os cinco martíres de Chicago, os trabalhadores que em todo dia 1 de maio são homenageados no mundo todo, foram assassinados, numa execução a forca. São eles August Spies, Adolph Fischer, Georg Engels, e Alberto Parson. O outro Louis Ling suicidou-se antes.Todos estavam numa prisão norte-americana. Mas os dia do trabalho foi regulamentado somente dia 01/05/1889.
Em 11 de novembro de 1972 - Foi reconhecido o corpo da militante da ALN - Ação Libertadora Nacional, a jovem Aurora Maria Nascimento Furtado, filha de Mauro Alberto Furtado e de Maria Lady Nascimento Furtado.A jovem foi assassinada pela policia que parou-a numa batida na parada de Lucas, prendeu-a, levou para o DOI-CODI, onde torturou-a com choque eleétrico, espancamento, queimadura, e coroa de espinho. Após essa ação estupida entregou o corpo pra família numa caixa lacrada.
Em 11 de novembro de 1962 - Nasceu a atriz norte-americana Demi Moore.
Em 11 de novembro de 1955 - Juscelino Kubitschek e João Goulart deflagraram o Movimento 11 de novembro ou contra golpe preventivo. O golpe da legalidade. O general Teixeira Lott, Ministro da Guerra, toma a cidade do Rio de Janeiro com 25 mil soldados e garante a posse de Juscelino e Jango.Os comunistas são pela legalidade e os golpista fogem (Carlos Lacerda, Carlos Luz, e o coronel Bizama Mamede) o presidente do senado Nereu Ramos assumiu a Presidência da República até a posse dos eleitos.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: