A catarata é a opacificação da lente do olho, e é responsável por mais da metade de todos os casos de cegueira no mundo.
Investigadores dos Estados Unidos desenvolveram uma nova droga que pode ser aplicada com um conta-gotas diretamente no olho para dissolver a catarata.

A droga ainda não foi testada em seres humanos, mas a equipe da Universidade da Califórnia, em San Diego, espera replicar os resultados em ensaios clínicos, e oferecer uma alternativa para o único tratamento que está atualmente disponível para pacientes com catarata - cirurgia dolorosa, e muitas vezes, cara.
A grande maioria das cataratas são relacionadas com a idade, mas alguns podem desenvolver a condição como um resultado de uma lesão ou de um defeito genético.
O Professor Kang Zhang e sua equipe de pesquisa estudou duas famílias que tiveram filhos nascidos com catarata, conhecidos como catarata congênita. Eles descobriram que aqueles com cataratas congênitas tinham uma mutação no gene que produz uma molécula pequena conhecida como lanosterol. A versão saudável desta molécula geralmente impede que as proteínas causadoras de catarata se aglomerem. Na versão anormal desta molécula, no entanto, as proteínas se aglomeram e provocam a nebulosidade na lente do olho.
Zhang e sua equipe de pesquisa desenvolveram colírios que continham lanosterol como um tratamento para a catarata. Eles testaram seus colírios em três tipos de experimentos. Eles trabalharam com lente humana no laboratório, e observaram uma diminuição no tamanho da catarata.
Em seguida, testaram os efeitos nos olhos de coelhos, e de acordo com Hanae Armitage , depois de 6 dias, também conseguiram resultados ótimos. Finalmente, eles testaram os colírios em cães com cataratas que ocorrem naturalmente.

Assim como a lente humana no laboratório e nos coelhos, os cães responderam positivamente à droga, com cataratas graves reduzidas a quase nada, ou desaparecendo totalmente.
O National Eye Institute dos Estados Unidos relata que com a idade de 80 anos, mais da metade de todos os americanos tem catarata, ou já foram submetidos a uma cirurgia de catarata.
Embora desagradável, o procedimento cirúrgico para remover uma catarata é muito simples e seguro, mas muitas comunidades nos países em desenvolvimento e áreas mais pobres não têm acesso ao dinheiro ou facilidades para realizá-la, o que significa que a cegueira é inevitável para a grande maioria dos pacientes.

Segundo a Fundação Fred Hollows , estima-se que 32,4 milhões de pessoas ao redor do mundo hoje são cegos, e 90 % deles vivem em países em desenvolvimento. E mais da metade destes casos de cegueira foram decorrentes da catarata, o que significa que, ter uma gota ocular como uma alternativa à cirurgia iria fazer uma diferença incrível.
O próximo passo é descobrir exatamente como os colírios à base de lanosterol provoca essa reação das proteínas, e progredir suas pesquisas em testes em humanos. Estima-se que o colírio poderá estar disponível nas farmácias em 5 anos.
Fonte: Science Alert
Fonte: http://www.saudecuriosa.com.br