segunda-feira, 14 de novembro de 2016

SAIBA COMO É FEITO O EXAME DE PRÓSTATA SEM O TOQUE RETAL

O exame de próstata sem toque retal pode ser feito com a realização de um exame de sangue chamado PSA ou um outro exame que é a ultrassonografia pélvica. No entanto, em caso de suspeita de câncer o médico pode indicar uma biópsia da próstata, que só pode ser realizada através do toque retal.
O exame PSA com valores superiores a 4 ng/ml pode indicar alguma alteração na próstata, como prostatite, hiperplasia benigna da próstata ou mesmo uma suspeita de câncer, e por isso, se o médico achar necessário após o PSA, pode solicitar uma ultrassonografia pélvica, que permite ver o tamanho da próstata, ajudando no diagnóstico médico.
Para o diagnóstico do câncer de próstata o médico urologista ou o proctologista poderá indicar o toque retal, pois este exame permite também fazer a biópsia da próstata que consegue detectar com mais facilidade este tipo de câncer. Veja Como é feita a biópsia de próstata.
Biopsia de próstataBiopsia de próstata
Ultrassonografia pélvicaUltrassonografia pélvica

Como é feito o exame de próstata sem toque retal

Para o exame de sangue do PSA basta a retirada de uma pequena quantidade de sangue para análise no laboratório e não necessita de preparação específica. Veja mais sobre este exame de sangue de PSA.
Para a ultrassonografia pélvica é necessário a toma de cerca de 10 copos de água para que a bexiga fique cheia o suficiente para permitir a visualização da próstata, sendo que este exame dura cerca de 10 minutos e pode identificar anormalidades na próstata, garantindo um diagnóstico rápido e mais preciso. Leia mais sobre a Ultrassonografia.
Além disso, o exame de próstata é indicado para todos os homens com idade a partir dos 50 anos, mas quando há histórico na família, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos. No entanto, quando o paciente já teve câncer da próstata ou diagnóstico de hiperplasia benigna prostática, o exame de prevenção deve ser feito anualmente, independente da idade.

Para se preparar para cada um dos exames Saiba quais são os 6 exames que avaliam a próstata.

Mais sobre este assunto:

Nenhum comentário: