segunda-feira, 7 de novembro de 2016

FRASES DO DIA (05 E 06/11/2016) - INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

Em cólicas

"O governo de Michel Temer está de TPM — “Tensão Pré-Marcelo”. É altíssimo o nível de apreensão com a delação de Marcelo Odebrecht e dos demais executivos da empreiteira" - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 06-11-2016.

Efeito colateral

"A avaliação no Planalto é que os esperados vazamentos dos capítulos da colaboração premiada conturbarão o Congresso e atrapalharão votações importantes em 2017, como a reforma da Previdência" - Natuza Nery, jornalista - Folha de S. Paulo, 06-11-2016.

Costura


"O bispo Edir Macedo está decidido a apoiar o governador Geraldo Alckmin numa eventual disputa pela Presidência da República. Macedo leva consigo a Igreja Universal, o PRB e seu sobrinho Marcelo Crivella. Resta saber como será possível harmonizar essa aliança com o provável embarque do atual prefeito Eduardo Paes numa barcaça de refugiados a caminho do PSDB" - Elio Gaspari, jornalista - Correio do Povo, 05-11-2016.

Utopia

"A grande utopia hoje, lamentavelmente, não é igualdade social. É fazer a democracia e república funcionarem. E isso nas condições internacionais que estão dadas, é uma utopia bastante ousada" - Tarso Genro, ex-governador do Rio Grande do Sul - PT - Correio do Povo, 05-11-2016.

Mochilão

“Dilma Rousseff e o ex-ministro Pepe Vargas foram de carro a Montevidéu, Uruguai, onde participaram de um ato em defesa da democracia nesta sexta (4)” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-11-2016.

Vistoria

Acompanhada de seguranças e assessores, a dupla saiu de Porto Alegre e fez duas paradas ainda no Rio Grande do Sul: em Pelotas, para almoçar, e em Jaguarão — Dilma quis ver os investimentos do PAC Cidades Históricas no município” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-11-2016.

Ocupar e resistir

“Depois da operação policial na escola Florestan Fernandes, em Guararema (SP), o MST reunirá deputados e senadores de oposição em um ato na Câmara, quarta (9), “contra a criminalização do movimento” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 05-11-2016.

Absurdo

“É um absurdo o PT ficar se digladiando em torno da eleição do partido. Nosso foco deve ser reconstruir o diálogo com a sociedade” – Gilberto Carvalho, ex-ministro, sobre a disputa interna das diferentes correntes petistas pelo comando do sigla – Folha de S. Paulo, 05-11-2016.

Rejeição, não chancela

"Ainda que exista, em alguma proporção, avanço das teses privatistas contra as que defendem a expansão dos direitos universais da cidadania, não parece ter sido este o móvel principal do sufrágio no último domingo. A hipótese mais provável é que o eleitorado tenha apenas chancelado a rejeição, que já se fazia notar nas pesquisas, ao que foi o último período lulista no poder. Para expressar tal sentimento era necessário votar em uma oposição nítida à ex-presidente Dilma Rousseff, condição em que o PSOL não se enquadrava" - André Singer, cientista político - Folha de S. Paulo, 05-11-2016.

Maior triunfo

"Diante do tsunami desencadeado pela soma explosiva dos dois fatores acima, o maior trunfo do PT foi ter sobrevivido. Perdeu metade do que obteve em 2012, com danos significativos na região metropolitana de São Paulo, cinturão histórico da legenda, mas ainda respira. O PSOL, embora vitimado pela vontade geral de punir a esquerda, conseguiu, por meio das candidaturas de Marcelo Freixo, no Rio, e Edmilson Rodrigues, em Belém, presença inédita na cena nacional" - André Singer, cientista político -Folha de S. Paulo, 05-11-2016.

Realinhamento conservador

"Numa perspectiva de longo prazo, a expansão do pensamento capitalista, de que certas confissões evangélicas são veículo importante, poderá vir a predominar, produzindo um realinhamento conservador no futuro. Por ora, soa mais provável entrarmos num período de desalinhamento. A depender, também, de como a esquerda reaja ao banho que acaba de levar" - André Singer, cientista político - Folha de S. Paulo, 05-11-2016.

Nenhum comentário: