domingo, 9 de outubro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 9 DE OUTUBRO

Em 9 de outubro de 1906 - Em São José do Rio preto, visitava  a cidade os freis Boaventura,Bernadino de Lavalle e Jose de Cassana tendo hospedado na casa do padre Antonio Purita.
Em 9 de outubro de 1891 - Nasceu o escritor brasileiro Jackson de Figueredo, natural de Aracaju-SE.
Em 9 de outubro de 1853 - Nasceu José do Patroínio, filho da escrava Justina do Espirito Santo e do padre João Carlos Monteiro, natural de Campos-RJ. Tendo sido professor, jornalista, e um abolicionista.
Em 9 de outubro de 1581, nasceu o matemático Claude Gaspar Bachel de Mezuriac, natural de Bouge em Bresse na França
Em 9 de outubro de 1973 - Foi preso o cidadão espanhol, e assasinado . No Dops, consta a sua prisão em 9 de outubro e sai numa lista de 12 de outubro de 1973. Seu corpo foi encontrada num cemitério de São Paulo (foto) acima.
Em 9 de outubro de 1973- Foi assasinado em Santa Cruz de La Sierra, Ernesto Che Guevara, o Mito do socialismo latino americano.

Fatos Históricos importantes do dia 9 de outubro

Mario de Andrade

Em 9 de outubro de 1893 - Nasceu o escritor Mario de Andrade, poeta, musico, crítico e ensaísta,  brasileiro, um dos importantes nomes da Semana de artes de 1922.
Ramon Emílio Valdés, ou Bebo Valdés

Em 9 de outubro de 1918 - Nasceu em Quivicom, Ramon Emílio Valdés Amaro, pre-cursor do Jazz afro cubano, compositor e pianista. falecido em março de 2013 na Suécia.
Jornalista Assis Chateaubriant
Em 9 de outubro de 1937 - A Comissão executora do Estado de Guerra resolveu que seria livre a propaganda eleitoral.
Em 9 de outubro de 1961 - O Partido Comunista Americano foi declarado ilegal nos Estado Unidos da América.
Chê Guevara
Em 9 de outubro de 1967 - Anunciada a morte de Ernesto Chê Guevara de La Serna.

Em 9 de outubro de 1968 - Numa Reportagem da Revista Veja, o orgão da imprensa destaca as agressões promovidas por estudantes da Universidade do Mackenzie e estudantes da USP, provocação iniciadas pelos alunos do Mackenzie qu resolveram jogoram ovos nos estudantes da USP, quando eles arrecadavam dinheiros num pedágio visando participarem de um Congresso da UNE.

Em 9 de outubro de 1970 - O presidente Emilio Garrastazu Medici próximo de Altamira-PA, inaugura a placa alusiva ao início da construção da Rodovia Transamazônica.
Em 9 de outubro de 1982 - O jornal O Estado de São Paulo, confirmou que Mauricio Grabois, havia sido morto na véspera do Natal.
Em 9 de outubro de 2007 - Durante o Curso de Formação continuada em História e Cultura Afro - Brasileira e Africana da Faculdade de Educação de Campus /central PUC-RS em Porto Alegre, quando foi tema "Os Estados africanos dos Séculos XVI ao XVIII  Extensão universitária.
 Em 9 de outubro de 2012 -Aconteceu o Encontro de História e Cultura dos Povos Indígenas e Afro descendentes - Revista Historiem - UPE.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: