sexta-feira, 7 de outubro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 7 DE OUTUBRO

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 7 de outubro de 1934 - Em São Paulo, o PCB - Partido Comunista Brasileiro, dirigiu uma força popular, numa Frente única anti-fascista, posicionando-se contra a Marcha dos 5 mil da Ação Integralista Brasileira, que estavam armados, episódio conhecido como "Revoadas dos Galinhas Verdes" -(a foto acima - é da mídia independente).
Em 7 de outubro de 1932 - Os integralistas lançaram o seu "Manifesto de Outubro" estabelecendo a sua linha ideológica.
Em 7 de outubro de 1933 - O cientista Albert Einsten, fugindo da perseguição nazista, parte do porto de Southampton para os Estados Unidos da América.
Em 7 de outubro de 1944 - Os judeus iniciaram um levantamento no campo de concentração de Birkenau.
Em 7 de outubro de 1949 - É proclamada a República Democrática Alemã, de formação ideológica socialista.
Em 7 de outubro de 1970 - O General Emílio Garrastazu Medici, sucede o presidente Costa e Silva.
Em 7 de outubro de 1963 - Aconteceu o Massacre de Ipatinga, em Coronel Fabriciano-MG, foi quando os trabalhadores da Usimina, parou reivindicando melhores condições de trabalhos e contra a humilhação de ser revistados na entrada e na saída do trabalho. Era uma manifestação pacífica, mas por ordem do sr. Governador Magalhães Pinto, a polícia foi chamada e atirando com metralhadora, segundo os dados apurados matando 33 pessoas e ferindo  outras tres mil .E um fotográfo que filmou o massacre foi assassinado no outro dia.
Em 7 de outubro de 1977 - Nasceu a cantora brasileira Pitty.
Em 7 de outubro de 1972 - O filme "Toda a Nude será Castigada" baseada na Obra literária de Nelson Rodrigues, foi censurada, após um dia de sua estreia.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: