terça-feira, 18 de outubro de 2016

FRASES DO DIA (17/10/2016) - INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

Racha
“É possível que o grupo que quer PED faça um PED e o grupo que quer um congresso faça um congresso? Não sei. Pode ser. Acho que estão se anunciando rumos diferentes. A outra via pode estar pensando ‘vamos nos livrar dessa grande minoria’” - Carlos Árabe, secretário nacional de Formação do PT e integrante da corrente Mensagem ao Partido –O Estado de S. Paulo, 17-10-2106.
Racha 2
“Amanhã o Lula pode ser condenado, pode ser preso, e não vai adiantar nada ter PED (Processo de Eleição Direta) ou congresso. Isso é o de menos neste momento. Me assusta que o tema dominante esteja sendo este” – Gilberto Carvalho, ex-ministro dos governos Lula e Dilma – O Estado de S. Paulo, 17-10-2016.
Racha 3
“Acho inadequado que em um momento tão grave como este que estamos vivendo, em que o País está sendo atropelado por medidas do governo Temer, que gente importante do partido esteja se dando o tempo de pensar mais nas coisas de renovação da direção do que em uma união fundamental ao PT” – Gilberto Carvalho, ex-ministro dos governos Lula e Dilma – O Estado de S. Paulo, 17-10-2016.

2018

“Ainda não sei se serei candidata. Dei minha contribuição em 2010 e 2014 e minha presença ajudou a produzir dois segundos turnos” – Marina Silva, ex-senadora – Rede – O Estado de S. Paulo17-10-2016.
Abismo
“Temer é a outra face do governo Dilma, mas com uma diferença. O governo Dilma estava em alta velocidade em direção ao abismo; este governo está ziguezagueando com uma boa equipe econômica para tentar se desviar do abismo” – Marina Silva, ex-senadora – Rede – O Estado de S. Paulo17-10-2016.
Grande risco
“O grande risco de estar vivo, segundo Guimarães Rosa, é morrer. O grande risco de cultivar a democracia é que ela pode explodir na nossa cara” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 17-10-2016.
Golpezinho

“Qual é a alternativa para quem desespera da sabedoria do povo? Os tempos antigos, como o tempo da Grécia de Platão e o da República romana de Cícero, não nos servem de exemplo. Neles, a política era exercida por uma aristocracia, supostamente iluminada, que sabia o que era melhor para o povo e, como um benefício colateral, o que era melhor para mantê-los no poder. No Brasil, desde que uma oligarquia de fato, um arremedo de Roma, foi substituída por uma oligarquia disfarçada, esta usa as regras da democracia – e, de vez em quando, um golpezinho – para seu proveito” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 17-10-2016.
Solução

“Mas não desesperemos. A solução é a politização do povo, que demora, mas virá. Para parafrasear a já batida frase do Churchill, democracia é um péssimo sistema, com exceção de todos os outros. Mesmo com seus riscos” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 17-10-2016.

Nenhum comentário: