segunda-feira, 17 de outubro de 2016

FRASES DO DIA (14 E 16/10/2016) - INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

Mirabolâncias de Collor
“Henrique Meirelles e o grupo de Michel Temer reproduzem, combinadas em seu comportamento, as mirabolâncias de Collor que salvariam a economia do país e as criações do caos que ressuscitariam o Plano Cruzado, no governo Sarney” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-10-2016.
Brutalidade
“O fato, simples e incontestável, é que teto generalizado ou indiscriminado de gastos é uma brutalidade. E nega a razão de ser dos governos, que é administrar circunstâncias a cada dia, a cada hora, e seu provável futuro” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-10-2016.
Firme e íntegro
“O Brasil necessita é de racionalização de gastos. E isso não requer alterações constitucionais. Só precisa de critérios competentemente honestos e de um presidente firme e íntegro, que não se caracterize por oscilações e recuos” – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-10-2016.
Renan, ministro... da Justiça?!
“Para afagar Renan Calheiros, Temer pode convidar Rodrigo Maia para acompanhá-lo em viagem ao exterior. Assim, Renan assumiria a Presidência da República. A aproximação com o Planalto poderá render ao presidente do Senado uma vaga na equipe ministerial, no próximo ano. Uma hipótese seria ocupar o Ministério da Justiça, o que criaria mal-estar com a Polícia Federal, já que Renan tem sido investigado na Lava Jato” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 16-10-2016.
Ciências sociais...
“Chama a atenção que os jesuítas tenham eleito um superior geral – reinando o primeiro papa jesuíta da história – um co-irmão que por toda a vida escreveu e discutiu somente política e ciências sociais” - Sandro Magister, jornalista italiano – blog Settimo Cielo, 16-10-2016.
... e teologia
“De fato, no perfil biográfico, que no sítio do Centro Gumilla condensa a vida e as obras do padre Sosa, a palavra ‘política’ ocorre dezenove vezes, enquanto que a palavra teologia, somente uma vez, confinada aos seus estudos juvenis” - Sandro Magister, jornalista italiano – blog Settimo Cielo, 16-10-2016.
Fascista
“Omissão fascista do Moro” – Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, ao criticar o juiz Sérgio Moro por deixar Eduardo Cunha solto – O Estado de S. Paulo, 16-10-2016.
Antiga Suburbana é o...
“Muitas vezes, um detalhe esconde um demônio. Na campanha, Marcello Crivella tem feito um discurso contra a intolerância religiosa. Mas vários programas da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual o senador é bispo licenciado, evitam citar o nome de... Dom Helder Câmara (1909-1999), que virou, desde a sua morte, nome de uma importante avenida da Zona Norte. É que a sede da principal catedral da Universal é lá, mas, na TV, o endereço do templo que é citado pelos pastores fica na... “antiga Suburbana” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-10-2016.
Tempos bicudos
“Tempos bicudos esses em que São Paulo elege um preposto do messianismo de mercado e o Rio tem um fundamentalista da fé no 2º turno”  - Chico Alencar, deputado federal – PSOL-RJ, sobre a eleição do empresário João Doria (PSDB) na capital paulista e a liderança do bispo Marcelo Crivella (PRB) na disputa no Rio – Folha de S. Paulo, 14-10-2016.

Nenhum comentário: