segunda-feira, 17 de outubro de 2016

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 17 DE OUTUBRO

17 DE OUTUBRO - DIA DO ELETRICISTA
O eletricista é o profissional que trabalha com instalações elétricas, garantindo conforto e segurança nas ruas, nas casas e no ambiente de trabalho das pessoas.
Ele desenvolve estudos de esquemas elétricos e faz a manutenção e a modificação das instalações, conforme seja necessário. Essas instalações podem ser tanto de construções como de equipamentos, máquinas e veículos.
O Instituto Brasileiro do Cobre, ou Procobre, organizou, em 1998, um banco de dados de eletricistas. Para que o eletricista possa se cadastrar no banco de dados, ele faz uma avaliação com prova teórica e prática. Se for aprovado, seu nome é disponibilizado no site da Procobre.
As avaliações são baseadas na normalização de instalações elétricas brasileiras ( NBR 5410 ) e atende a eletricistas que atuam em instalações prediais e residenciais. O nível escolar exigido do eletricista é o fundamental.
As primeiras normas para instalações elétricas no Brasil surgiram por volta de 1940 e sua primeira revisão foi em 1960. A segunda revisão foi feita em 1980, depois outra em 1990 e a última, em 1997.
fotoNobel para Madre Teresa
Em 17 de outubro de 1979, Madre Teresa de Calcutá ganha o Prêmio Nobel da Paz. Ao receber o prêmio disse que sua obra é "uma gota de salvamento num mar de sofrimento". Sua mensagem é clara: "Juntos proclamamos com alegria a difusão da paz e percebemos que os pobres são nossos irmãos".
17 de OUTUBRO
  • Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (ONU). Que esta data possa servir para reflexão, e que possamos colaborar para com este objetivo, ainda tão distante!! Em 1992, a Assembléia Geral da ONU, registrando com satisfação o fato de algumas organizações não governamentais (ONGs) terem celebrado em numerosos países o dia 17 de Outubro como Dia Mundial de Luta contra a Pobreza Extrema, declarou essa data 'Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza' (resolução 47/196, de 22 de Dezembro). A celebração deste dia tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e a miséria em todos os países, em especial nos países em desenvolvimento. Tal necessidade tornou-se uma prioridade do desenvolvimento;
  • Período do HAJJ ou de peregrinação á Meca (em 2012 - ou HADJ - 1 a 10 de Dhu al-Hijja) - Período em que os muçulmanos de todo o mundo cumprem o dever de peregrinar a Meca, que lhes incumbe pelo menos uma vez na vida como um dos cinco preceitos básicos de vida piedosa. A rigor, o período do Hajj dura uma semana, mas a movimentação começa antes e termina depois dele. Saudações aos Muçulmanos !
  • Dia do Eletricista. Um grande Abraço a todos os eletricistas, em especial ao amigo Alexandre J. Pires, da gloriosa CPFL, que nos alertou acerca da data !!Dia Nacional do Profissional de Propaganda. Saudações a todos os profissionais de propaganda, muitíssimo criativos!
  • Nascimento de Chiquinha Gonzaga (Francisca Edwiges Neves Gonzaga), conhecida compositora e instrumentadora brasileira, no Rio de Janeiro-RJ, em 1847;
  • Nascimento de Nuno Leal Maia (Nuno Leal Maia), ator brasileiro, em Santos-SP, no ano de 1947;
  • Nascimento de Rita Hayworth (Margarita Carmen Cansino), diva do cinema mundial, no Brooklin, New York-EUA, no ano de 1918;
  • Morte de Chopin (Frédéric Chopin), pianista e compositor erudito, em Paris-França, no ano de 1849.
1769 - Decreto português que estipula penas para os atravessadores de vinho.
1777 - Revolução Americana de 1776: os norte-americanos venceram a Batalha de Saratoga
1896 - Peça teatral A Gaivota, de Anton Chekhov, é encenada pela primeira vez, no teatro Alexandre, em São Petersburgo
1903 - Instalada a prefeitura de Cruzeiro do Sul.
1925 - Começa a achar-se fósseis de dinossauro nos estados americanos de Utah e Novo México.
1948 - Realização de plebiscito para desmembrar Cubatão da cidade de Santos.
1966 - Botswana e Lesoto são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1969 - Golpe Militar de 1964: promulgada pela junta militar a Emenda Constitucional nº.1, incorporando dispositivos do AI-5 à Constituição, estabelecendo o que ficou conhecido como Constituição de 1969.
1978 - Golpe Militar de 1964: edição da a Emenda Constitucional nº.11 que revoga o AI-5.
1979 - Madre Teresa de Calcutá é eleita para o Prêmio Nobel da Paz.
1979 - Primeiro semestre de estudos da Universidade Aberta de Israel iniciado.
1987 - Colocação de uma placa em homenagem às vitimas da fome e da miséria na Praça da Liberdade e dos Direitos Humanos em Paris. Inicio da celebração do Dia Internacional para Erradicação da Miséria.
1989 - San Francisco é atingida por um terremoto de 7.1 na escala Richter.
1992 - Oficialização, pela Assembléia Geral das Nações Unidas do 17 de outubro como Dia Internacional para Erradicação da Pobreza.
1997 - Restos mortais de Che Guevara são enterrados em Cuba.
2006 - Estados Unidos da América atingem a marca histórica de 300 milhões de habitantes.
2007 - Seleção Brasileira de Futebol volta depois de sete anos ausente a jogar no Estádio do Maracanã
2007 - O Papa Bento XVI anuncia a realização de um consistório em 24 de novembro, para a criação de novos cardeais.
Fonte: http://hjnoticias.blogspot.com, Família Dammous e Portal Nosso São Paulo

Nenhum comentário: