terça-feira, 6 de setembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 6 DE SETEMBRO


Em 6 de setembro de 1603 - Foi a soltura de Briolanja Fernandes e sua escrava a Sra. Madalena Gonçalves, processada pela Congregação do Santo Ofício, foram presas e acusadas da prática do judaismo. Juntamente com elas Branca Dias esposa de Diogo fernandes, pai de Briolanja.

Em 6 de setembro de 1922 Foi oficializado o Hino Nacional Brasileiro de Joaquim Duque Estrada e Francisco Manuel, que já havia falecido, por isto coube ao maestro Humberto Nepuceno fazer a adaptação na música.

Em 6 de setembro de 1957 - Nasceu José Socrates Carvalho Pinto de Souza, político portugues, secretário do Partido Socialista de Portugal e Ministro em Portugal.

Em 6 de setembro de 1977 - Nasceu a atriz, modelo da TV brasileira Analice Nicolau

Em 6 de setembro de 1958 - Algusn dirigentes do Partido Comunista Brasileiro, que opuseram ao CC - Comitê Central do partido, foram excluídos, entre eles, João Amazonas, Mauricio Grabois,Lincon Oest, Angelo Arroyo, membros que mais tarde organizaram o PC-do B - Partido Comunista do Brasil.

Em 6 de setembro de 1914 - O jornal "A Voz do Trabalhador" é editado pela COB, condena a Guerra Imperialista, que iniciava-se na Europa.
Acima um logo do Coletivo Cultural Esperança Garcia
Em 6 de setembro de 1770 - A escrava Esperança Garcai, escreveu uma carta ao governador do Piauí, que surpreendeu a todos, inclusive demonstrando um bom portugues e usando corretamente os pronomes de tratamento. A negra Esperança Garcia era letrada, tinha indícios de que fora pessoa nobre. A carta original hoje encontra-se em Portugal, há uma cópia em Piauí. essa descoberta foi feita através do trabalho de pesquisa do antropólogo Luis Mott em 1979.


Em 6 de setembro de 1897 - Nasceu o pintor Di Cavalcanti (acima)ele e seus quadros.
Di foi filiado aoPCB

Em 6 de novembro de 1998 - Faleceu o cineasta japonês Akira Kurosawa.

Em 6 de setembro de 1969 - Em troca do embaixador americano sequestrado por militantes brasileiros, havi a exigência de soltura dos presos político entre eles, Gregório Bezerra, que foi banido para o México.

Em 6 de setembro de 1986 - nasceu a atriz norte americana Raven Riley
Em 6 de setembro 1998 - O iatista Lars Grael, acabou sofrendo um acidente e acabou perdendo uma perna, pois seu barco sofreu uma colisão com uma lançha que acabou invadindo a prova.

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Jane Addams
Em 6 de setembro 1860 - Nasceu a ativista, escritora, filósofa, feminista e pacifista Jane Addams (falecida em 1935)
Obra de Di Cavalcanti

Obra de Di Cavalcanti

Pintor Emiliano Di Cavalcanti
Em 6 de setembro de 1897 - nasceu o comunista e artista plastico brasileiro  Emiliano Di Cavalcanti

Joaquim Osorio Duque Estrada

Em 6 de setembro de 1922 - Foi oficializado o Hino Nacional Brasileiro de Joaquim Osório Duque Estrada.
maestro Yevgeny Svetlanov
Em 6 de setembro de 1928 - Nasceu o maestro, compositor, e pianosta Yevgeny Svetlanov (falecido em 2002)
Helio Ziskind
Em 6 de setembro de 1955 - Nasceu  em São Paulo, o músico e compositor de músicas infantis, Helio Ziskind.



Gregório Bezerra
Em 6 de setembro de 1969 - Em troca do embaixador norte-americano, quinze presos políticos, entre eles Gregório Bezerra que foi exilado no Mexico.

Steves Bikos
Em 6 de setembro de 1977 - A polícia sul africana prendeu o ativista político criador da Consciência Negra, Steves Bikos.

Tragédia da Escola russa de Beslam na Ossédia di Norte
Em 6 de setembro de 2004 - O governo russo decretou dois dia de de luto oficial em razão da tragédia da Escola de Beslam na Ossédia do Norte, que provocou a morte de 338 refens, entre crianças, pais,e professores, após as forças especiais invadirem aquele local, que estava sob a mira de atirador descontrolado.
Luciano Pavaroti
Em 6 de setembro de 2007 - Faleceu o tenor italiano Luciano Pavaroti
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: