sábado, 3 de setembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 3 DE SETEMBRO

Dia 3 de setembro dia do Biólogo
Em 3 de setembro de 1979 - foi regulamentada a profissão do Biólogo no Brasil

Em 3 de setembro de 1945 - O PCB solicita o Registro do Partido no TSE -Tribunal Superior Eleitoral
Em 3 de setembro de 1866 - Inicia-se o Congresso Internacional de Trabalhadores em Genebra.

Em 3 de setembro de 1932 - nasceu o escritor português Ferreira Simões

Em 3 de setembro de 1933 - nasceu o jornalista brasileiro Mino Carta

Em 3 de setembro de 1883 - Nasceu o pensador e escritor portugês,Antonio sérgio de Souza

Em 3 de setembro de 1942 - A Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnografia, aprovou por aclamação o Manifesto contra o racismo que foi assinada, por vários expoentes do pensamento brasileiro como Gilberto freire, Roquete Pinto, Arthur Ramos, Leônidas Rezende, Mauricio Medeiros, Hermes Limas entre outros.

Em 3 de setembro de 1659 - Faleceu Oliver Cromwell, político britânico que estabeleceu a experiência da República ditatorial conhecida como "Protetorado"

Em 3 de setembro de 1897 - nasceu o maestro brasileiro Francisco Mignone

Em 3 de setembro de 1759 - Deu início a Reforma Pombalina no Ensino. Nesta data o governo decretou a expulsão da Cia de Jesus de todo o Império, proibindo qualquer comunicação verbal, ou por escrita entre eles e os vassalos  do rei de Portugal que insistissem em manter qualquer contato com estes incorriam ao crime de sedição.
Em 3 de setembro de 1943 - nasceu o cacique Mario Juruna, que foi o primeiro indígena a ser deputado federal no Brasil (faleceu em 2002)


Em 3 de setembro de 1918 - O escritor Mario de Andrade publicava no jornal paulistano "A Gazeta" a "Divina Preguiça", um texto pouco lido e pouco citado, pelos estudiosos, mas neste texto, já havia a exclamação de Macunaima "Ai que preguiça".

Em 3 de setembro de 2008 - Teve a abertura da I Bienal Internacional da Poesia em Brasília, em que Gustavo Dourado(foto) fez a abertura com a recitação de um cordel em homenagem a Affonso Romano de Sant'Anna.

Em 3 de setembro de 1798 no Pará foi fundado a Irmandade de São Benedito. E segundo o historiador Dario Benedito Rodrigues. Entretanto a marujada pode ter surgido antes desta data.A irmandade começou com 14 escravos que puderam ser dispensado de suas obrigações e puderam organizar uma festa com cantos e orações com o que sobrou dos banquetes dos senhores.

Em 3 de setembro de 1940 - Nasceu o escritor e jornalista  uruguaio Eduardo Galeano
Em 3 de setembro de 1938 - Leon Trotsky e seus seguidores fundaram a Quarta Internacional Socialista
Em 3 de setembro 1962 nasceu a atriz norte americana Ambe Lynn
Em 3 de setembro de 1973 nasceu a cantora norte americana  Jennifer Paige

Em 3 de setembro de 2003 o cantor e compositor Gilberto Gil, recebeu o Grammy Latino, prêmio de Personalidade do Ano em Miami.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: