quarta-feira, 28 de setembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 28 DE SETEMBRO

Em 28 de setembro de 1995 - Angola Confirma a assinatura da trégua com a Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (Flec-Renovada) por intermédio de um comunicado da embaixada de Angola em Lisboa.
Em 28 de setembro de 1871 - No Brasil tivemos a assinatura da Lei do Ventre Livre, na qual toda a escrava grávida tinha o seu filho livro depois de nascido e ser escravo até aos 18 anos. Essa é uma das leis que chamamos de Lei pra ingles ver, ou seja era pra lubridiar o governo ingles, que tinha interesses comerciais no Brasil e escravo não compra nada.
Em 28 de setembro de 1885 - Tivemos a assinatura da lei do Sexagenario, o seja os escravos com mais de sessenta anos estavam livres do cativeiro. Isto eram muito poucos, a maioria morriam antes, devido a atividade intensa e sem nenhum programa de saúde ou de previdência social.

Em 28 de setembro de 1994 - O governo de Angola e a Rebelião Armada decidem deixar para trás as últimas questões pendentes sobre o orgão substituto da CCPM e passam a discutir os conceitos militares usados na ronda nacional.
Em 28 de setembro de 1532 - O rei de Portugal D.João III, doa a Capitânia hereidtária de São Vicente a Martim Afonso de Souza. Essa capitânia que corresponde hoje a grande parte do Estado de São Paulo.

Em 28 de setembro de 1969 - Francisco Gomes da Silva (Chiquinho) foi baleado e preso, e passou por várias sessõe de tortura na Oban - Operação Bandeirantes, no dia seguinte o seu irmão Virgilio Gomes da Silva julgo Jonas, foi levado pela equipe do Capitão Benoni. Ambos eram dirigente da ANL - Ação Libertadora Nacional.
Em 28 de setembro de 1864, Karl Marx cria em Londres a Associação Internacional dos Trabalhadores

Em 28 de setembro de 1924 -  Nasceu Marcello Vicenzo Domenico Mastrojanni, ou nome artístico Marcelo Mastroianni, ator do filme  Páginas da Revolução.
Em 28 de setembro de 1991 - O Conselho Nacional Palestiniano (parlamento do exílio) aceita o princípio de participação palestiniana na Conferência de paz para o Médio Oriente proposta pelos Estados Unidos.

Em 28 de setembro de 1660 - Chega a Angola a Congregação dos Carmelitas Descalços fixando residencia em Luanda - Capital
Em 28 de setembro de 2004 - 15(quinze) crianças de rua, foram assassinadas por grupos rebeldes na cidade de Mbji Mayi na república Democrática do Congo
Em 28 de setembro de 1970 - Morreu Gamel Abdel Nasser chefe de Estado Egípcio.

Fatos Históricos Políticos Sociais Artísticos e Literários

Em 28 de setembro de 1969 - Francisco Gomes da Silva (Chiquinho) foi baleado e preso. Passou por várias sessões de tortura no Oban-Operação Bandeirantes, no dia seguinte o seu irmão Virgílio Gomes o Jonas foi levado pela equipe do capitão Benoni. Ambos eram dirigentes da ANL - Ação Libertadora Nacional.

Em 28 de setembro de 1864 - Karl Marx fundou a Associação Internacional dos Trabalhadores em Londres - AIT - Surge assim a I Internacional Socialista.

Em 28 de setembro de 1987 - Nasceu a cantora Hillary Duff

Em 28 de setembro de 1942 - Nasceu o cantor e compositor brasileiro Tim Maia, falecido em março de 1998.

Em 28 de setembro de 1885 - Lei do Sexagenario, na qual toda a pessoa com mais de 65 anos escrava, estava livre do trabalha. (Lei pra ingles ver) Morriam todos antes

Em 28 de setembro de 1971 - Lei do Ventre Livre, toda a criança filho ou filha de escravos estariam em tese livre da escravidão. Após 21 anos de idade, na qual este tempo todo seriam escravos. Como ninguém tinha registro, ninguem ia avisar. Nenhuma criança seria livre (Lei pra ingles ver).
Em 28 de setembro de 1949 - Nasceu  Amaury Jr., o colunista social e apresentador de TV, nascido em São José do Rio Preto-SP.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: