terça-feira, 27 de setembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 27 DE SETEMBRO

Em 27 de setembro de 1660 - Morreu São Vicente de Paula aos 81 anos de idade, por isto nesta data comemora-se o Dia do ancião.
Em 27 de setembro de 2007 - Foi lançada a sonda Dawn, com o intuíto de estudar a formação do sistema solar através do estudo de asteróide Vesta e Ceres.
Em 27 de setembro de 1984 - Nasceu a cantora Avril Romana Lavigne
Em 27 de setembro de 1971, morreu o jornalista Aparício Torelly, mais conhecido como Barão de Itararé, foi Deputado e Membro do PCB -Partido Comunista Brasileiro.
Em 27 de setembro de 1909 -Nasceu Tenorio ou Teodoro Cavalcanti Albuquerque, no povoado de Bonifacio ou Quebrangulo em Palmeiras dos Indios, ficou conhecido como Tenorio Cavalcanti, o jurista chamado de o Homem da Capa Preta.
Em 27 de setembro de 1928 - Nasceu em Barra Bonita-SP, o locutor esportivo Fiori Gigliotti.
Em 27 de setembro de 1530 - A Igreja de Iguaraçu em Pernambuco foi consagrada a estes santos gemeos, perseguidos em Roma por Diocleciano.
O primeiro donatario de Pernambuco Duarte Coelho de Albuquerque, em 1535 lançou a primeira Igreja católica e a Vila de São Cosme e Damião.
Como em 1532 chegou no Brasil os primeiros escravos, e que tinha no seu aspecto cultural, as homenagens aos Ibegês ou Ibejadas, pois cultuavam os gemeos africanos, e no contexto do Sincretismo Religioso passam a cultuar São Cosme e Damião e ao Daum, que uma outra figura religiosa.
No entanto os cultuadores e estudiosos da cultura afro vão descobrir que a figura dos gemeos, ou do nascimento de gemeos em partes de Africa ás vezes é considerado bom sinal outras vezes era considerado não.
Embora a Canção Nova que é da Igreja Católica diz que não tem registro nenhum sobre Cosme e Damião os católicos tem de entender que a ignorância também é cultura católica e que é preciso ler um pouco sobre a história do Brasil a vinda dos portugueses, as capitanias hereditárias a sesmaria.Estudar não faz mal pra ninguém.
Em 27 de setembro de 1940 Assinatura do Pacto Tripartito ou Pacto do Eixo, assinado em Berlim, por Saburu Kurusu, Adolfo Hitler e Galezzo Ciano.Este pacto constituiu o Pacto Militar de Alemanha, Italia e Japão.
Em 27 de setembro de 1952 - Morreu o cantor Francisco Alves, considerado o REi da Voz
acima pagina do jornal do Brasil

Fatos Históricos importantes do dia 27 de setembro

Inacio de Loyola
Em 27 de setembro de 1540 - Inácio de Loyola fundou a Ordem Religiosa Companhia de Jesus sob a autorização do papa Paulo III.
Jacques Benigne Boussuet
Em 27 de setembro de 1621 - Nasceu o francês Jacques Benigne Boussuet, teólogo e teórico do absolutismo.
Vila Nova do Rio de São Matheus
Em 27 de setembro de 1764 - O ouvidor da Capitania de Porto Seguro Thomé Couceiro de Abreu seguindo recomendações da Coroa portuguesa, após vários levantamentos, ultrapassou os limites territoriais de sua capitani e tomou as medidas necessárias para a elevação do povoado a categoria de Vila. Para evitar a invasão de intruso através do Rio Sã Matheus das minas de ouro descobertas. O nome escolhido foi Vila Nova do Rio São Matheus.
Tenório Cavalcanti
Em 27 de setembro de 1909 - Nasceu Tenório Cavalcanti Albuquerque no povoado de Bonifácio ou Quebrangulo em Palmeiras dos Indios, o advogado que ficou conhecido como o homem da capa preta.
Em 27 de setembro de 1939 - A Pôlonia rendeu-se incondicionamente à Alemanha.
Em 27 de setembro de 1940 - O Japão entra na guerra ao lado da Alemanha e da Itália formando o Eixo, Berlim - Roma e Tóquio.
Francisco Alves
Em 27 de setembro de 1952 - Um acidente de trânsito mata o cantor brasileiro Francisco Alves, o rei da voz.
Em 27 de setembro de 1971 - Faleceu o jornalista Aparicio Torelly, o Barão de Itararé, foi deputado e Membro do Partido Comunista Brasileiro - PCB.
Lil Wayne
Em 27 de setembro de 1982 - Nasceu o rapper norte americano Lil Wayne
Fonte: Tela da Reflexão

Nenhum comentário: