segunda-feira, 26 de setembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 26 DE SETEMBRO

Em 26 de setembro de 1960 - Discursando perante a Assembléia Geral da ONU, Fidel Castro denunciou os crimes do imperialismo e exigiu a retirada das Bases de Guantamo no território cubano.
Em 26 de setembro de 1981 - Nasceu a cantora, compositora e atriz,Cristina Milian
Em 26 de setembro de de 1762 - nasceu em Salvador -Bahia, Cipriano José Barata de Almeida, médico, joranlista. Um dos mais combatente na luta por nossa independência. Formado em cirurgia,filosofia, matemática, na Universidade de Coimbra. Trabalhou como lavrador de cana-de-açucar e foi Membro da Loja Cavaleiros da Luz.
Em 26 de setembro de 1967 - O governador Abreu Sodré, criou a Fundação Padre Anchieta. Centro Paulista de Radio e TV Educativa e Radios cultura Am e FM.
Em 26 de setembro de 1945 - Nasceu a cantora Gal Costa
Em 26 de setembro de 1948 - Nasceu a atriz e cantora Olivia Newton John
Em 26 de setembro de 1898 - o compositor George Gerhwin em Nova York
Em 26 de setembro de 1791 - nasceu o pintor Jean Louis André Theodore Gericault
Em 26 de setembro de 1754 - nasceu o cientista e farmaceutico Joseph Louis Prost
Em 26 de setembro de 1936 - nasceu em Porto Alegre o escritor Fernando Veríssimo.

Fatos Históricos importantes do dia 26 de setembro

Em 26 de setembro de 1857 - Durante o Império de D. Pedro II, o professor Hernest Huet, que era surdo, fundou o Imperial Instituto de Surdos e Mudos no Rio de janeiro. E hoje neste dia comemoramos o "Dia dos surdos".
Em 26 de setembro de 1872 - Nasceu em Barcelona Émile Henry, anarquista hispano francês, responsável por dois atentados, sendo o mais notável no café do Hotel Terminus na Gare Saint-Lazere parisiense onde morreu uma pessoa e outros 20 feridos. Henry filho de Forluné Henry membro da Comuna de Paris. Sua revolta iniciou com a execução de Auguste Vaillant.
Euclides da Cunha
Em 26 de setembro de 1900 - Foi criado em São José do Rio Pardo-SP, o grupo socialista "clube Filho do Trabalho" com a participação do jornalista Euclides da Cunha.
Em 26 de setembro de 1905 - Publicado a teoria da Relatividade de Albert Einstein
Luis Fernando Veríssimo
Em 26 de setembro de 1936 - nasceu em Porto Alegre - RS o escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo
Gal Costa
Em 26 de setembro de 1945 - Nasceu a cantora brasileira conhecida como  Gal Costa.

Em 26 de setembro de 1957 - Um contingente de paraquedistas foi despachado pelo presidente Eisenhower a fim de permitir que estudantes negro ingressem num colégio de Little Rock em Kansas, porém o governador do estado, Orval Faubus, se opunha à aplicação da Lei sobre a não discriminação racial que obrigava todas as escolas a receber crianças negra.Mas no dia 23 de setembro foram as crianças brancas que se recusaram  a entrar na sala. E diversas crianças negras foram assassinadas. O governador de Arkansas foi destituído do cargo.
Em 26 de setembro de 1960 - Fidel Castro então presidente de Cuba discursando na ONU, denunciou crimes do imperialismo norte americano e exige a retirada da Base de Guantânamo do território cubano.


Em 26 de setembro de 1975 - Em Lisboa Assalto ao consulado de espanha na noite de 26 de setembro a 27, à Embaixada da Praça de Espanha durante uma manifestação da União Democrata Popular -UDP à mistura com outros manifestantes, em protesto pela execução de ativistas bascos.
Christina Milian
Em 26 de setembro de 1981 - nasceu Christina Milian assim como é conhecida artisticamente Christine Marié Flores natural de Jersey City, cantora compositora, dançarina e produtora musical norte - americana.

Baden Powell
Em 26 de setembro de 2000 - Faleceu o músico brasileiro Baden Powell, o violonista.
Clube social 28 de setembro - Jundiaí
Em 26 de setembro de 2010 - Teve início em Jundiaí no Club 28 as festividades da Cultura afro-Brasileira. Teve na EMEB Professora Maria Jose de toledo A Festa Afro Brasileira das 10 as 16 horas, e no Clube 28 de setembro o Concurso de Miss Pérola Negra as 19;horas e depois o baile Hot Black.

Nenhum comentário: