sexta-feira, 16 de setembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 16 DE SETEMBRO

Em 16 de setembro - Emancipação de Alagoas
O Estado que abrigou o Quilombo dos Palmares.
Alagoas pertenceu a Pernambuco, mas em 1711, tornou-se Comarca e separou em 1817 para transformar em Capitânia autonoma. A separação diz que foi uma represália do governo central à Pernambuco pela Revolução Pernambucana.

Em 16 de setembro de 1645 - Carta de Paul de Linge governador holandes da Paraíba dirigida ao Supremo Conselho de Recife, anunciando haver mandado enforcar Fernão Rodrigues de Bulhões que fora oferecer-lhe dinheiro para entregar aos patriotas brasileiros a fortaleza de Cabedelo.

Em 16 de setembro de 1973 Victor Jara, diretor de teatro, poeta, e compositor chileno foi assassinado pelo regime militar chileno.

16/setembro/1973 Nasceu em Itta Bena no Mississipe o cantor BB King
Em 16 de setembro de 1907 - Nasceu Claudionor Viana Telles Velloso a Dona Canô, na cidade de Santo Amaro da Purificação Baiana, é a mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Em 16 de setembro de 1914 - Nasceu Lupicinio Rodrigues, em Porto Alegre, compositor brasileiro

Em 16 de setembro de 1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo recebe o título de Marquês de Pombal, pelo Rei José I, de Portugal.

16 de setembro de 1980 - Nasceu Jardel Abdul Ghani Gregório, ou simplesmente Jardel Gregório, o atleta recordista do salto triplo, brasileiro e islâmico.
Em 16 de setembro de 2001 - Bin Ladem negou qualquer envolvimentoe participação nos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos da América em nota lida por ele na TV via satélite do Qatar Al-Jazeera.
Em 16 de setembro de 1982 - Início do massacre de palestinos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute, por libaneses comandados por Israel.

Em 16 de setembro de 1921 - Nasceu no Rio de Janeiro, o compositor José Flores de Jesus, o Ze Kety, embora tenha sido registrado no dia 6 de outubro

Em 16 de setembro de 1977 - faleceu em Paris  a soprano Maria Kologeropoulos, conhecida comoMaria Callas

Em 16 de setembro de 1979 - a familia e o próprio Miguel Arraes, voltava do exílio, saindo da Argélia, onde estavam exilados para o Brasil.
Em 16 de setembro de 1873 - Nasceu Augusto Bastos em Benguela, tendo sido jornalista, profesor, filologo, historiador, etnólogo, compositor, pianista e artista plástico. Suas idéias eram libertárias e estivera na base das revoltas do seles e Amboin. No local acima onde está enterrado, no local em que existe a Igreja de Benguela.

Fatos Históricos importantes do dia 16 de setembro

Lupicínio Rodrigues
Em 16 de setembro de 1914 - Nasceu o compositor e cantor brasileiro Lupicínio Rodrigues.
BB King
Em 16 de setembro de 1925 - Nasceu o cantor e músico norte americano BB King
Em 16 de setembro de 1931 - Fundou-se a Frente Negra Brasileira que acabou sendo colocado na ilegalidade por Getúlio Vargas.
Em 16 de setembro de 1944 - As tropas brasileira da Força expedicionária Brasileira - FEB, ocupam Massarosa, Monte Castelo e Montese na Itália.
Oswaldo Aranha
Em 16 de setembro de 1947 - Oswaldo Aranha foi eleito presidente da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU.
Bandeira de Papua Nova Guiné
Em 16 de setembro de 1975 - Independência de Papua Nova Guiné
Cabo Verde
Moçambique
São Tomé e Príncipe
Em 16 de setembro de 1975 - Os países de Cabo Verde, Moçambique, e São Tomé e Principe são admitidos como Estado Membro da Organização das Nações Unidas - ONU.
Em 16 de setembro de 1969 - A Junta Militar brasileira emite nota oficial afastando definitivamente o presidente da República  brasileira Arthur da Costa e Silva, e a constituição de uma junta de três generais para encaminhar a questão sucessora.
Victor Jara
Em 16 de setembro de 1973 - Foi assassinado o cantor e compositor chileno Victor Jara
Em 16 de setembro de 1982 - Teve início o massacre de palestinos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute, por libaneses comandados por Israel.
Em 16 de setembro de 2004 - Foi aberto o Parlamento Pan Africano na África do Sul
Em 16 de setembro de 2006 - Encerrou a IV Copene - Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, na cidade de Salvador-BA, com o tema central "O Brasil Negro e suas africanidades: Produção e Transmissão do Conhecimento com mais de 1200 participantes, como docentes, discentes ex-alunos, pesquisadores de diversas universidades brasileiras, bem como mestres populares de notórios saberes.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: