sábado, 10 de setembro de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 10 DE SETEMBRO

Em 10 de setembro de 1979 - Faleceu Agostinho Neto - médico e Presidente de Angola

Em 10 de setembro de 1930 nasceu José Ribamar Ferreira, o nosso Ferreira Gullar, poeta tradutor, dramaturgo, cronista brasileiro
Em 10 de setembro de 2001 - Morria assassinado o prefeito de Campinas o Sr.Antonio da Costa Santos, conhecido como Toninho do PT
Em 10 de setembro de 1840 - Em carta imperial nomeava o Senador José Martiniano de Alencar, Presidente do Ceará, ou seja governador hoje.


Em 10 de setembro de 1976 - Nasceu o tenista Guga -Gustavo Kierten

Em 10 de setembro de 1962 - João Goulart, na presidência, Decretou e Sancionou a Lei 4132, que definia o caso de desapropriação por interesse social e dispunha sobre a sua aplicação.Nesta época já em regime parlamentarista.

Em 10 de setembro de 1756 - O Marques de Pombal, exarou o alvará régio que instituiu a demarcação dos vinhos duriense (delimitação das vinhas com "marcos da feitorias" para destacar as zonas de melhor produção vitícola) promoveu a regulamentação da produção, o transporte, e a prova dos vinhos para garantir a qualidade e o volume das exportações, criou a Cia Geral da Agricultura.
Em 10 de setembro de 1808 - Começou a circular no Rio de Janeiro a Gazeta do Rio e a dar as primeiras notícias aos brasileiros por isto hoje comemora-se o Dia da Imprensa. O que deu origem ao Diario Oficial

Em 10 de setembro de 1971 - Morreu de overdose por barbiturico a atriz Pier Angeli a fragile life, apenas a família e alguns amigos compareceram no velório. Era irmã gemea da atriz Marisa Pavan.

Em 10 de setembro de 1898 em Genebra na Suissa, Elisabeth Von Osteineichri Gan a Princesa Sissi, foi assassinada a punhalada pelo anarquista Luigi Lucheni a caminho da embarcação após sair do Hotel Beau-Rivage onde estava hospedada. Sua história ficou conhecida pelos livros "Memória do  assassino de Sissi e pela produção cinematográfica de Ernest Marischka.

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Ferreira Gullar
poeta e crônista
Em 10 de setembro de 1930 - Nasceu o jornalista, poeta e crônista brasileiro Ferreira Gullar
Em 10 de setembro de 1945 - Dia da Independência do Vietnã

Paulo Betti
Em 10 de setembro de 1952 - Nasceu o ator e diretor de cinema  brasileiro, Paulo Betti. Acima o seu filme "Cafundó", na qual ele dirigiu e com maestria.

Dr. Agostinho Neto
ex- Presidente de Angola
Em 10 de setembro de 1977 - Faleceu o escritor, poeta, médico e presidente de Angola Agostistinho Neto

Joaquim Pedro de Andrade
cineasta
filme dirigido por Joaquim Pedro falando do poeta brasileiro Manuel Bandeira
Em 10 de setembro de 1988 - Faleceu o cineasta Joaquim Pedro de Andrade
modelo Coco Rocha
Em 10 de setembro de 1988 - nasceu a modelo canadene Coco Rocha

Em 10 de setembro de 2004 - Encerrou-se na Universidade Federal do Maranhão em São Luiz, o III Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros cujo o tema foi "Pesquisa Social e Políticas de Ação Afirmativas".
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: