terça-feira, 27 de setembro de 2016

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 27 DE SETEMBRO

DIA DE COSME E DAMIÃO
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".
Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.
Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.
Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira
DIA DO ENCANADOR
O encanador é um profissional indispensável nas construções de moradias e nos serviços de água e esgoto de uma cidade. É o encanador quem faz a ligação da água no canteiro, portanto, sem ele a obra não começa.
DIA NACIONAL DO IDOSO
O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.
1177 - O Papa Alexandre III escreve uma carta para João, O Presbítero, personagem lendário, que segundo relatos, seria descendente de um dos reis magos.
1290 - Um terremoto na Província de Hebei, no Golfo de Chili, na China, mata cerca de 100.000 pessoas.
1312 - O Duque Jean II de Brabante termina a Carta de Kortenberg, que dava, ao Ducado deBrabante, maiores privilégios.
1331 - Batalha de Pławce, cidade da Polônia, onde os cavaleiros teutônicos impõem amarga derrota aos poloneses, cujo rei, na época era (Vladislav I).
1480 - Início das atividades da Inquisição em SevilhaEspanha.
1509 - Forte tempestade assola a costa da Holanda, matando milhares de pessoas.
1535 - Duarte Coelho de Albuquerque funda a Vila de Cosme e Damião, em Igarassu, PE,
1540 - Inácio de Loyola funda a ordem religiosa Companhia de Jesus, sob autorizaçao do Papa Paulo III.
1563 - Primeiro auto-da-fé em Goa, na Índia.
1589 - O duque alemão Guilherme V funda a Hofbräuhaus, especializada na produção de cerveja marrom.
1605 - Batalha de Kircholm, (atual Salaspils, na Letônia) entre a Polônia e a Suécia, onde as tropas polaco-letãs saíram vitoriosas.
1732 - Primeira apresentação, em Nápolis, na Itália, da ópera "O Frade Apaixonado", do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi.
1779 - Primeira apresentação, em Londres, da ópera "Os Amantes Intencionais" do compositor inglêsThomas Arne.
1810 - Guerra PeninsularBatalha do Buçaco onde o exército anglo-português impõe pesada derrota aos invasores franceses.
1825 - Inauguração da primeira linha-férrea do Mundo
1829 - O Monte Ararat é escalado pela primeira vez
1838 - Primeira apresentação, na cidade de RigaAlemanha, da ópera "Der Schöffe von Paris (O jurado de Paris)", do compositor alemão Heinrich Dorn.
1855 - Primeira apresentação, em Nova York, da ópera cômica "Rip Van Winkle", do compositor estadunidense de George Frederick Bristow.
1937 - Morre o último espécime de Tigre de Bali.
1950 - É inventada a secretária eletrônica.
1953 - Entra no ar a TV Record.
1954 - Estréia do show Tonight com Steve Allen.
1957 - Início da actividade vulcânica do vulcão dos capelinhos.
1961 - Serra Leoa é admitida como Estado-Membro da ONU.
1967 - Publicado o Decreto-Lei nº 898 colocando em vigor uma nova Lei de Segurança Nacional (AI-15).
1970 - Emitido o estatuto que cria a Organização Mundial de Turismo.
1974 - Na Etiópia, os militares depõem o imperador Haile Selassie.
1987 - Posse solene de D. Lucas Moreira Neves como arcebispo de Salvador.
1993 - Constituição da Cabovisão de Portugal.
1998 - O Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) sob Gerhard Schröder vence as eleições naAlemanha.
1998 - Criação do site de busca Google.
2002 - Timor-Leste é admitido como Estado-Membro da ONU.
2007 - Estréia da Record News, o primeiro canal de notícias em TV aberta no Brasil, que assume a extinta Rede Mulher.
2009 - Estréia o R7, um dos maiores portais de notícias e entreterimento do Brasil.
27 de setembro é o 270.º dia do ano no calendário gregoriano (271.º em anos bissextos). Faltam 95 para acabar o ano.
fotoTalibãs invadem Cabul
Em 27 de setembro de 1996, forças talibãs controlam Cabul, capital do Afeganistão. Eles expulsam o então presidente Burhanuddin Rabbani, executam o ex-presidente Mohammad Najibullah e implantam o rígido regime islâmico, proibindo as mulheres de trabalhar e fechando escolas para meninas.
Eventos históricos
Nascimentos
Falecimentos
Feriados e eventos cíclicos
Catolicismo
Fontes: Vida Universitária, HJ Notícias e Família Dammous 

Nenhum comentário: