sábado, 24 de setembro de 2016

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 24 DE SETEMBRO

fotoFittipaldi campeão na Indy
Em 24 de setembro de 1989, o brasileiro Emerson Fittipaldi mostraria a superioridade brasileira no automobilismo. Ele sagrou-se campeão mundial da Fórmula Indy por antecipação. Emmo abriu as portas para os jovens pilotos brasileiros, assim como havia feito na F-1, para Nelson Piquet e Ayrton Senna nos anos 70.
24 de setembro (AO 1945: 24 de Setembro) é o 267.º dia do ano no calendário gregoriano (268.º em anos bissextos). Faltam 98 para acabar o ano

Queluz, 24 de Setembro de 1834

No Palácio da Real Quinta de Queluz, na mesma cama onde nasceu, D. Pedro I do Brasil/ D. Pedro IV de Portugal faleceu acometido de tuberculose aos 36 anos de idade. Foi sepultado no Panteão dos Braganças, na Igreja S. Vicente de Fora em Lisboa.
4.º filho (2.º filho varão e, por isso, 2.º na linha de sucessão) de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, subiu ao trono por morte do seu irmão António Francisco de Assis de Bragança e Bourbon, Príncipe da Beira.
D. Pedro - o Rei-Soldado, por combater o irmão D. Miguel na Guerra Civil de 1832-34 ou O Rei-Imperador - era muito querido pela população brasileira.
Por isso, os seus apoiantes organizaram, no Rio de Janeiro, uma manifesteção de apoio ao herdeiro do trono. Organizaram uma festa, com fogueiras, luminárias e música para o receber no regresso de uma viagem a Minas Gerais. Acabaram por agredir os não apoiantes com garrafas. A esta agressão chamaram "Noite das Garrafadas".
Em 1972,nas comemorações do sesquicentenário (150.º) da sua morte, os seus restos mortais foram trasladados para o Brasil, que colocaram no Monumento à Independência. O seu coração foi deixado em testamento à Igreja da Lapa, na mui nobre e leal cidade do Porto

Fonte: Curiosidades da História

1625 - Uma esquadra holandesa ataca a cidade de San Juan, em Porto Rico.
1834 - Morre Dom Pedro I. em Lisboa, Portugal.
1847 - Guerra entre México e Estados Unidos: os norte-americanos, liderados pelo general Scott, invadem a Cidade do México.
1875 - A Assembléia do Uruguai aprova o projeto de lei, para a criação de um Banco Nacional.
1900 - Porfirio Díaz é eleito presidente do México pela sexta vez.
1911 - Nasce Juan Manuel Fangio, cinco vezes campeão mundial de Fórmula Um.
1941 - É criado, em Londres, o Conselho Nacional Francês de resistência.
1944 - A primeira legião da Força Expedicionária Brasileira desembarca na Itália e junta-se aos exércitos dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
1944 - O exército soviético invade a Tchecoslováquia e a Hungria.
1951 - Nasce Pedro Almodóvar, diretor de cinema espanhol.
1957 - O presidente norte-americano Dwight Eisenhower ordenou que tropas escoltassem e protegessem colegiais negros em escolas mistas. Ele tentava colocar em prática, desta maneira, uma decisão de três anos antes, que acabava com a discriminação racial nos estabelecimentos de ensino.
1973 - Nas regiões libertadas, reúne-se a Assembléia Popular e é proclamada unilateralmente a independência do Estado da Guiné-Bissau.
1975 - Inauguração do primeiro metrô brasileiro, em São Paulo, com 17 quilômetros de extensão.
1984 - O ex-beatle Paul McCartney lança o compacto No More Lonely Nights, que alcança enorme sucesso na década de 80.
1988 - Bárbara Harris é eleita, em Boston, a primeira mulher-bispo da Igreja episcopal.
1988 - O atleta canadense Ben Johnson quebra seu próprio recorde na disputa dos 100 metros rasos, na Olimpíada de Seul. Ele foi acusado de doping pelo Comitê Olímpico e perde a medalha de ouro.
1989 - O piloto Emerson Fittipaldi vence o campeonato de Fórmula Indy por antecipação, ao ganhar as 200 Milhas de Nazareth, nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro piloto não americano a conquistar o título.
1989 - O governo colombiano e o grupo guerrilheiro M-19, chegam a um acordo sobre a entrega de armas e a reinserção da vida civil e política aos mesmos.
1991 - O espião Markus Wolf entrega-se à polícia alemã. O mestre da espionagem havia conseguido passar um ano escondido em Moscou.
1992 - Os bancos centrais da Itália, Inglaterra e França, sem reservas de divisas, são incapazes de segurar a depreciação de suas moedas, atacadas pela especulação.
1996 - Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia, firmam na sede da ONU, em Nova York, o tratado de proibição completa de provas nucleares. Outras 66 nações também assinam o tratado.
1997 - Chega ao fim a Guerra da Argélia. Ela durou cinco anos e teve um saldo de 80 mil mortos.
Fontes: conselheirox.blogspot.com, família dammous e wikipedia.

Nenhum comentário: