sexta-feira, 16 de setembro de 2016

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 16 DE SETEMBRO


DIA INTERNACIONAL PARA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
Em 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram um documento chamado "Protocolo de Montreal" no qual se comprometiam a parar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC), apontado como o maior responsável pela destruição da camada de ozônio na estratosfera.
Para comemorar o feito, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data como Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
Mesmo com a queda do consumo de CFC em 76% no mundo todo, observada entre os anos de 1988 e 1995, o gás é comercializado no mercado negro, movimentando entre 20 e 30 mil toneladas por ano.
O QUE PODEMOS FAZER
Podemos fazer a nossa parte no que diz respeito à proteção da camada de ozônio e também à nossa própria proteção.
Uma contribuição importante (quando possível, claro) é a troca dos eletrodomésticos antigos pelo mais modernos, que já possuem meios de economizar energia, emitindo, assim, menos gases para a estratosfera, onde se encontra a camada de ozônio.
Nos produtos brasileiros, quando se lê a palavra clean gravada neles, significa que não contêm clorofluorcarbono (CFC).
Também ao usar a lavadora de roupas, com dispositivo para água quente, fria ou morna, podemos dar preferência à temperatura de água menos quente ou mesmo fria. Podemos ainda evitar as temperaturas máximas dos aparelhos de ar refrigerado ou dos aquecedores, fechando bem as janelas ao utilizá-los.
Caminhar, andar de bicicleta, utilizar transporte de massa, reutilizar, reciclar, plantar árvores para ter mais sombra, pintar as casas de cores claras nos países quentes e de cores escuras nos países frios são atitudes simples que qualquer pessoa pode ter e que, em larga escala, economizam energia e, conseqüentemente, evitam as emissões de todos os tipos de gases na atmosfera.
Usar protetor solar (fator 15), sempre que estiver exposto ao sol, é outra grande dica. Não só quando for à praia, mas em qualquer situação de exposição à luz solar. Bom lembrar que o uso de óculos escuros é fundamental e que os melhores horários de praia são: até às dez da manhã e depois das quatro da tarde.
16 de setembro (AO 1945: 16 de Setembro) é o 259.º dia do ano no calendário gregoriano (260.º em anos bissextos). Faltam 106 para acabar o ano.
fotoGolpe derruba Perón
No dia 16 de setembro de 1955, um golpe militar depõe Juan Domingo Perón (foto), presidente da Argentina. Após sucessivas crises durante três anos, a chamada "revolução da libertação", liderada pelo exército e apoiada pela Igreja, derruba Perón, que segue exilado para a 
1620 - Com 27 m de comprimento, o barco Mayflower parte de Plymouth,Inglaterra, levando 102 peregrinos, para dar início à colonização da Nova Inglaterra, na América do Norte.
1721 - Fundação do Arquivo Público do Estado de São Paulo, a mais antiga repartição pública da capital paulista.
1732 - Explosão do paiol de pólvora do castelo de Campo Maior devido a uma tempestade, matando grande parte da população local.
1765 - Em Portugal, criam-se as fábricas de serralharia.
1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo recebe o título de Marquês de Pombal pelo rei José I de Portugal.
1782 - O Brasão de Armas dos Estados Unidos da América é usado pela primeira vez.
1810 - Início da Guerra da Independência do México.
1817 - O estado de Alagoas é emancipado da Capitania de Penambuco, em consequência da Revolução Pernambucana daquele ano.
1824 - Frei Caneca se refugia na cidade de Abreu e Lima, derrotado naConfederação do Equador.
1854 - Desembarque de tropas aliadas na Guerra da Criméia.
1901 - Emanicipação da cidade de Caxambu.
1908 - General Motors é fundada por William Durant.
1941 - A cidade de Odessa é ocupada pelas tropas alemãs.
1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas brasileiras da FEB ocupamMassarosaMonte Canunale e Il Monte, na Itália.
1947 - Oswaldo Aranha é eleito presidente da Assembléia Geral da ONU.
1949 - O Papa-Léguas aparece pela primeira vez no desenho Fast and Furry-ous, da Warner.
1955 - Golpe militar na Argentina depõe o Presidente Juan Perón
1959 - Barbara Hepworth recebe o Grande Prêmio da V Bienal.
1969 - A Junta militar brasileira emite nota oficial comunicando o afastamento definitivo de Costa e Silva e a constituição de uma junta de três generais para encaminhar a questão sucessória (v. AI-15).
1969 - É proibida no Brasil a música "Je t'aime, moi non plus".
1975 - Cabo VerdeMoçambique e São Tomé e Príncipe são admitidos comoEstados-Membro da ONU.
1975 - Independência da Papua-Nova Guiné.
1982 - 2 mil palestinos são massacrados nos acampamentos de Sabra eChatila, nos subúrbios de Beirute Ocidental, por forças direitistas do exército libanês articuladas com militares israelenses. (v. Invasão do Líbano).
1984 - O primeiro transplante de coração animal (babuíno) para ser humano.
1987 - Assinado o Protocolo de Montreal para a redução da emissão de gases nocivos à camada de ozônio. Em comemoração, a ONU declarou a data como Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
1988 - Abertos os Jogos Olímpicos de Seul.
1988 - Acusado de tentar subornar um delegado da Polícia Federal com 1.000.000 USD para não ser indiciado no "Escândalo Banespa", Otávio Ceccato, secretário estadual da Indústria e Comércio de SP, pede demissão.
1993 - Primeira transmissão (original) nos EUA, na NBC, da série de televisãoFrasier.
2000 - Dois recordes olímpicos de ciclismo são registrados nas Olimpíadas de Sydney.
2004 - A Assembleia da República de Portugal aprova, por unanimidade, translado dos restos mortais de Manuel de Arriaga para o Panteão Nacional de Santa Engrácia.
2004 - Furacão Ivan atinge a Flórida.
2004 - Parlamento Pan-africano é aberto na África do Sul.

Nenhum comentário: