segunda-feira, 15 de agosto de 2016

VENTOSATERAPIA, O QUE É E PARA QUE SERVE?

A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica

Desde séculos passados, os povos mais primitivos já procuravam maneiras de curar doenças. Mesmo sem as facilidades que temos hoje em dia, estes povos conseguiam resultados através de recursos da própria natureza.
Segundo registros históricos que temos conhecimento, os índios desenvolveram a técnica da ventosaterapia utilizando chifres de animais, os chineses a usavam com bambus e, tempos depois, os europeus desenvolveram a técnica com copos de vidro.

A grande procura por saber mais a respeito da ventosaterapia no ano de 2016 se deu por conta do maior nadador da história, o americano Michael Phelps, ter aparecido em público com as marcas características que o tratamento da ventosa deixa no corpo.
Neste artigo mostraremos mais sobre o que é o tratamento com ventosas bem como as melhores indicações da sua prática, já que esta é uma técnica não muito conhecida pelos brasileiros.
O que é ventosaterapia e para que serve
  

O QUE É VENTOSATERAPIA?

Segundo a terapeuta corporal holística Silvia Yamamoto, ventosaterapia é:
“Uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele.”
Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

PARA QUE SERVE A VENTOSATERAPIA?

A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem.
Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.
Em alguns casos, o uso da técnica também é realizada com objetivos estéticos, como por exemplo o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA?

Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar:
  • Desintoxicar o organismo
  • Lombalgias
  • Tratamentos para dores musculares
  • Dores abdominais
  • Cefaléia
  • Problemas digestivos
  • Hipertensão arterial
Em alguns casos, esta técnica também é utilizada na estética, como por exemplo, o uso da ventosaterapia para redução de medidas.

CONCLUSÃO

No Brasil e nos países ocidentais, a ventosaterapia ainda sofre certo preconceito, pois muitas pessoas ainda creem que esta técnica dói e/ou deixa diversos hematomas no corpo.
Por mais que recomendamos técnicas terapêuticas em nosso blog, é muito importante conhecer a técnica a fundo devido suas aplicações. Sendo assim, é importante também conhecer as indicações e contraindicações da ventosaterapia.
É fundamental conversar com seu terapeuta para tirar qualquer dúvida em relação ao atendimento e se você é terapeuta, é essencial informar bem seus clientes sobre os benefícios que estas técnicas podem trazer, bem como seus efeitos.


Leia Mais ► http://www.dicasdemassagem.com.br/ventosaterapia-o-que-e-e-para-que-serve#ixzz4HJaX80JU

Nenhum comentário: