terça-feira, 30 de agosto de 2016

UM DIA NA HISTÓRIA: 30 DE AGOSTO

dia 30 de agosto de 1988 - marca a história dos Professores do Paraná, dia de luto e luta, quando ocorreu nesta data o confronto entre policiais e professores que reivindicavam salários.
Em 30 de agosto de 1918 - Ocorreu um atentado contra a vida de Lênin
Em 30 de agosto de 1943 - Foi o encerramento da Conferência da Mantiqueira. O PCB ressurgiu de fato no âmbito nacional. E Luis Carlos Prestes apesar de preso foi eleito Secretário Geral do partido.
Em 30 de agosto de 1880 - Joaquim Nabuco e a Sociedade Britânica e Estrangeira Anti escravidão, por meio de Harris Allen trocaram correspondencia e firmaram uma parceria, para por fim a escravidão no Brasil, foram 110 cartas, orientando Nabuco, no processo abolicionista.
Em 30 de agosto de 1821 - Nasceu Anita Garibaldi, personagem histórica da Guerra dos Farrapos
Em 30 de agosto de 1879 Passou a ser proibido admitir o escravo como operário ou servente nas repartições públicas, mesmo os negros libertos, pois acreditavam que ram ingenuos e que só prestavam pra ser escravos.decisão do Governo do Império Brasileiro.Cujo os Documentos Originais estão na Universidade de Wisconsin Madson, Universidade do Texas.Doc "Faces da Liberdade Máscara do Cativeiro".
Em 30 de agosto de 1898 - A Inglaterra e a Alemanha fazem um acordo secreto, pelo qual partilham os territórios africanos de Portugal, especialmente Angola e Moçambique.
Em 30 de agosto de 1960 - A Câmara de veradores de São José do Rio Preto, numa sessão extraordinária, reuniu-se e prestou uma homenagem póstuma aos estudantes, vítima do acidente do Turvo.E aprovaram uma Lei mundando o nome da Avenida Mirassol, para Avenida dos Estudantes, onde foi erguido um monumento em homenagem  aos jovens estudantes.
Em 30 de agosto de 1979 - O presidente do Brasil General Figueredo sancionava a Lei de Anistia, que permitiu a vida de políticos exilados e alibertação de alguns presos políticos.Porém liberou os torturadores do Estado das sanções penais, pela Lei 6683.
Em 30 de agosto de 2010 - Acontece o Curso de Formação para multiplicadores da Cultura Gerencial do Programa Universidade Corporativa do Estado de Goias.Com 100 servidores participando.
Em 30 de agosto de1979 - O curso equilíbrio Hidroeletrolítico em Cirurgia, foi ministrado pelo Professor Dario Birolini da Universidade de São Paulo, realizado pela Sociedade de Medicina e Cirugia de São José do Rio Preto
Em 30 de agosto de 1993 - Grupos de Policiais armados, civis e militares invadiram diversas residencias, de pessoas sem bens econômicos, ou sejam barracos e casa pequenas e assassinaram vinte e uma pessoa, entre elas crianças, mulheres e homens no Parque Proletário de Vigário Geral. O que ficou conhecido como Chacina de Vigario Geral. Um desrespeito a vida e ao ser humano no Brasil.

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Anita Garibaldi
Em 30 de agosto de 1821 - Nasceu a revolucionária brasileira Anita Garibaldi, que participou da Guerra dos Farrapos
Em 30 de agosto de 1879 - Um estudo feito na Universidade do Texas, intitulado "As faces da Liberdade a Máscara do Cativeiro" diz que no Brasil nesta data passou a ser proibido admitir o escravo no serviço público ou mesmo usá-lo como servente assim como os negros libertos, pois plantou-se a ideia da igenuidade do negro.
Joaquim Nabuco
Em 30 de agosto de 1880 - Joaquim Nabuco e a Sociedade britânica iniciaram trocas de cartas anti-escravidão por meio de Harris Allen, para por fim ao processo escravocrata no Brasil, foram 110cartas.
Vladimir Ilictch Ulianov - Lênin
Em 30 de agosto de 1918 - Vladimir Ilictch Ulianov - o Lênin revolucionario russo, acaba sendo vítima de um atentado numa fábrica em Moscou´.
Luis Carlos Prestes
Em 30 de agosto de 1943 - Encerramento da Conferência do PCB da Mantiqueira, o Partido ressurge no âmbito nacional e Luis Carlos Prestes apesar de preso é eleito Secretário Geral do Partidão.

Em 30 de agosto de 1960 - A Câmara de Vereadores que ainda não localizava no atual endereço e neste atual prédio em São José do Rio Preto, faz uma sessão extraordinária para homenagear os estudantes rio-pretenses mortos no acidente do Rio Turvo. E aporvaram também a mudança da Avenida Mirassol, para Avenida dos Estudantes, onde bem em frente do Batalhão policial há um monumento em homenagem aos garotos falecidos.


Em 30 de agosto de 1991 - Independência do Azerbaijão

Em 30 de agosto de 1993 - Israel e a OLP - Organização de Libertaçõ da Palestina, aprovam o projeto de acordo que prevê a autonomia da Faixa de Gaza.
Cantor AGEPÊ
Em 30 de agosto de 1995 - Faleceu o cantor brasileiro Agepê

Em 30 de agosto de 1999 - O povo do Timor Leste decide em referendo pelo processo de Independência.
Fonte: A Tela da Reflexão

Nenhum comentário: