quarta-feira, 10 de agosto de 2016

FRASES DO DIA (09/08/2016) - INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS

Mordaça
“Além de não ter amparo na lei, a mordaça olímpica contraria a Constituição. Um ministro do Supremo disse à coluna, em caráter reservado, que a proibição de protestos pacíficos caracteriza censura. "Impedir a livre expressão num espaço público é inadmissível", afirmou” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Fim da repressão
“Nesta segunda (9), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, defendeu a caça aos cartazes. Felizmente, o juiz federal João Augusto Araújo discordou. À noite, ele determinou o fim da repressão nas arenas” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
As águas não vão rolar
“Depois de o Ibama negar a licença para a hidrelétrica do Tapajós, o governo deixará o projeto em “stand-by”. A avaliação é que falta dinheiro e brigar pela autorização de uma obra barrada pelo órgão ambiental traria desgaste à imagem do governo interino. O Planalto pediu às pastas de Minas e Energia e de Meio Ambiente um plano para geração equivalente em energia solar, eólica e pequenas hidrelétricas. Tapajós deve ser tocada em banho-maria, apenas no que independe da licença” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Cláusula pétrea
“Além de legitimidade, governistas expõem outra razão para o Planalto querer liquidar logo a fatura do impeachment: o presidente da República não pode ser processado por atos estranhos ao seu mandato” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Apressamento
“O duplo tratamento que o oligopólio da mídia dá, de um lado para Dilma e Lula e, de outro, para a Confederação de Investigados e Denunciados que hoje governa o país – no que refere a sua responsabilização política — mostra, na verdade, que a intenção do impedimento da Presidenta foi, tanto o apressamento para o “ajuste” como a esperança de barrar os processos contra a corrupção, não a luta contra esta. Os agentes principais da corrupção continuam na cena política, e mais, continuam gerindo os seus interesses agora plenamente agrupados no Estado” – Tarso Genro, ex-governador do Rio Grande do Sul – PT – Sul21, 09-08-2016.
Mais democracia
“Isso determina que a única ideia moral, na atualidade - transformada em movimento político - capaz de oxigenar o ambiente democrático, bloquear a exceção não declarada que envenena o ambiente político nacional e aguça a crise econômica, é a ideia da devolução à soberania popular, do mandato presidencial, se ele for interrompido pelo “impeachment”. Mais importante do que prever se isso será possível, ou não, este movimento em defesa de um Plebiscito ou em defesa de uma Emenda para eleições diretas - que interrompam a ilegitimidade formal e material do Governo Temer - é a defesa de uma forma democrática (poder-se-ia dizer uma estética democrática), que inaugure uma nova hegemonia no âmbito das soluções para as crises da democracia representativa: elas devem ser resolvidas, sempre, com mais democracia, não com menos democracia” – Tarso Genro, ex-governador do Rio Grande do Sul – PT – Sul21, 09-08-2016.
Bomba relógio
“Na avaliação de dirigentes do PT, dos três ex-tesoureiros presos, Paulo Ferreira é o que tem maior potencial explosivo. Delúbio Soares e João Vaccari seriam mais afinados com o “projeto do partido” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Eu avisei
“Não param de chegar os recados de que Ferreira se sente abandonado. Depois de ter feito reclamação semelhante, Vaccari acabou sendo visitado por ao menos um integrante da Executiva” – Natuza Nery, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Mito
“É onde realmente eu estou perdendo, é no prestígio que construí no exterior: as cartas que recebo de grandes personalidades. Lá fora fica a impressão de que estão tirando a presidente. Ninguém sabe quem é Sergio Moro, ninguém sabe que tem presos do PT, pedalada. Então o que é que se sabe: a presidente [que é] do PT que tem uma simpatia muito grande, o ex-presidente Lula que ainda é muito respeitado e é um mito. Para eles é como se estivesse tirando o Mujica [ex-presidente do Uruguai] ou o papa Francisco” – Cristovam Buarque, senador – PDT-DF – Folha de S. Paulo, 09-08-2016,
Quem avisa amigo é
“O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem usado o exemplo do pai, Hegesipo, que foi advogado, para defender o estabelecimento de uma idade mínima de aposentadoria no Brasil. "Ele parou de trabalhar aos 92 anos. E contra a minha vontade", diz” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Meninos do pé-bol
“Seleção do Iraque X Seleção de Araque! Zero a zero com o Iraque e um 7 a 1! Por isso que o Brasil tá apaixonado pelas mulheres! Até as meninas do handebol são melhores que os meninos do pé-bol!” – José Simão, humorista –Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Selecinha
“Selecinha do Salto Alto e do Selfie!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Joga feito mulher, porra!
“E a charge do Hector com o torcedor gritando: "Joga feito mulher, porra!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.
Leva o Neymar junto
“Viva a Marta! Seleção, joga feito mulher. E uma torcedora gritou: "Fora, Temer. E leva o Neymar junto" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 09-08-2016.

Nenhum comentário: