terça-feira, 26 de julho de 2016

LÍQUIDO DURANTE AS REFEIÇÕES...

capa suco certo

LÍQUIDO DURANTE AS REFEIÇÕES, SIM OU NÃO?

“Naqueles dias que estamos mais sensíveis parece que os erros alimentares nos perseguem… ou será que sou eu que fico procurando? Melhor deixar a filosofia de lado, porque neste caso a ordem dos fatores não altera o resultado… mas afinal que erro é esse que a maioria de nós cometemos inocentemente?
É comum observarmos as pessoas, ou até mesmo nós, consumindo algum líquido durante as grandes refeições (almoço e jantar). Este hábito não é saudável porque atrapalha a digestão dos alimentos e o processo de saciedade (percepção de estar satisfeito ao não com o alimentos ingerido). E se estes líquidos forem do tipo refri, principalmente o de cola, e refrescos artificiais com açúcar, o prejuízo é ainda maior. Estes fornecem um adicional calórico “vazio” (sem nutrientes, somente açúcar) que podem contribuir para o ganho de peso e ainda outros ingredientes em sua composição que podem inibir a absorção dos verdadeiros nutrientes contidos nos alimentos destas refeições. Além disso, o gás de algumas bebidas (inclusive água com gás) prejudica ainda mais a digestão. Portanto, evite consumir líquidos durante as grandes refeições e prefira ingerí-los cerca de 40-60 minutos antes e/ou após. Caso tenha dificuldades para deixar este mau hábito, tente reduzir a quantidade (máximo 150 mL) e faça a opção por sucos naturais de frutas sem açúcar (pode colocar adoçante – pouca quantidade) ou beba água.
Uma dica: Se você almoça fora todos os dias e se no restaurante só vende aquele copo grande (300 mL) de suco natural, peça dois copos e divida com aquele(a) amigo(a) que também “tinha” o hábito de tomar aquele “copão” de suco. E ainda, lembre-se de pedir suco natural sem açúcar, porque em muitos lugares os sucos já vem adoçados, então manifeste o seu desejo de não comer açúcar. (“vê lá se nós vamos gastar a nossa cota de açúcar tomando um suco, se a gente pode guardar essa cota para comer um pedacinho de chocolate depois do almoço?!!”).”
Texto: Juliana Morais
Nutricionista-Renutra Consultoria em nutrição e qualidade de vida
julianamoraisufmg@hotmail.com.br

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