sábado, 15 de agosto de 2009

DO JORNAL NACIONAL (REDE GLOBO), DE ONTEM

População do país já passa de 191 milhões de pessoas

IBGE divulga o número total de habitantes e atualiza o resultado de cada cidade. São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador são as mais populosas.


A população brasileira passou de 191 milhões de pessoas. E o número de habitantes de cada cidade do país também foi atualizado pelo IBGE.

Os municípios mais populosos do Brasil são os mesmos dos últimos anos: São Paulo, pela primeira vez com mais de 11 milhões de habitantes, seguido do Rio de Janeiro e de Salvador.

Brasília e Fortaleza aparecem logo depois e Belo Horizonte fica em sexto lugar. Três cidades, mesmo sem ser capitais, já estão na casa de um milhão de habitantes: Guarulhos, Campinas e São Gonçalo.

“É importante a cidade crescer, ter bastante gente, mas também se desenvolver, questão de trabalho, educação, bem estar pra comunidade", diz um homem.

VEJA AQUI QUANTOS HABITANTES TEM O SEU MUNICÍPIO


A divulgação da população de cada município não é só uma curiosidade, vale dinheiro. É com base nesta informação oficial do IBGE que é calculado quanto cada cidade vai receber de repasse do Governo Federal, do Fundo de Participação dos Municípios.

“Os menores recebem em geral menos recursos, mas proporcionalmente eles acabam recebendo recursos bem consideráveis. Uma boa parte dos municípios menores depende pros seus orçamentos de forma muito significativa dos repasses dos fundos de participação”, disse Luiz Antônio Pinto de Oliveira, do IBGE.

No estado onde fica o mais populoso também está o município com o menor número de habitantes do país. Borá, no oeste de São Paulo, tem apenas 837 moradores. Somente 42 a mais do que no Censo de 2000.

Para mais informações, assista ao vídeo.

Nenhum comentário: