quinta-feira, 9 de julho de 2009

PONTOS EXTREMOS DO BRASIL

por
Geraldo Nunes

Dia desses me disseram que o ponto mais extremo do Brasil ao norte, não é mais o município de Oiapoque, no Amapá

É que em 1998 descobriu-se que a nascente do rio Ailã, no Monte Caburaí, fica 84 quilômetros e meio acima do Oiapoque.

Então não é mais correto dizer que o Brasil é ligado de Norte a Sul do Oiapoque ao Chui?

Quem olha o mapa do Brasil observa que o Estado do Amapá parece mais acima que o de Roraima, mas na verdade não é. Será mesmo?

Mapa com os pontos extremos do Brasil (Reprodução)

Até um “movimento de conscientização a todos os brasileiros” está sendo organizado em Boa Vista por um repórter fotográfico chamado Jorge Pavani.

Ele argumenta que em 1930, o Marechal Cândido Rondon organizou uma expedição até o Monte Caburaí e chegou a afirmar que se tratava do ponto mais extremo do Brasil.

A confirmação, entretanto, só veio mesmo em 1998, depois que uma expedição conjunta envolvendo as Forças Armadas, a Funai e o Ibama confirmou que o Monte Caburaí, está a 64,5 metros acima que o Oiapoque.

Embora não possamos contrariar o mapa do Brasil, o fotógrafo Jorge Pavani está organizando uma expedição que visitará as universidades federais das principais capitais brasileiras, para discutir com professores, geógrafos e cartógrafos, o tema que ele considera relevante.

J. Pavani, como gosta de ser chamado, acredita que assim, o Estado de Roraima terá um atrativo turístico e deixará de ser apenas um lugar onde noticiário fala apenas de conflitos de terra e reservas indígenas.

Fonte: http://blog.estadao.com.br/blog/geraldonunes/?m=200907

Nenhum comentário: